Conciliação
Primeira reunião de conciliação na DGERT
Realizou-se na passada sexta-feira, por via telemática, a primeira reunião de conciliação, sob os auspícios da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT). Estiveram presentes os representantes dos Bancos integrantes do Grupo Negociador das Instituições de Crédito (GNIC) e os representantes do SNQTB, SBN e SIB.
Nesta primeira reunião, as partes expressaram as suas posições de partida. SNQTB, SBN e SIB, com base em fundamentação sólida, propuseram para 2021 uma atualização das tabelas salariais e das cláusulas de expressão pecuniária de 1,4%.
Os Bancos mantiveram uma posição de inflexibilidade, propondo aumentos de apenas 0,4%, ignorando, de forma pouco razoável, a taxa de inflação recentemente anunciada pelo INE de 1,3% em 2021 e os excelentes resultados anuais que foram obtidos pelas instituições de crédito, muitos dos quais já anunciados.
Uma nova reunião foi marcada para o próximo dia 23 de fevereiro, a qual terá lugar presencialmente nas instalações da DGERT no Porto.
Dos posteriores desenvolvimentos deste processo negocial, SNQTB, SBN e SIB prestarão a devida informação, com sempre mantendo uma defesa intransigente dos direitos dos bancários.
Lisboa e Porto, 5 de fevereiro de 2022
As Direções dos Sindicatos
Veja o comunicado aqui