Estamos atentos à realidade do Novo Banco
Reformas Antecipadas, RMA, Isenções de Horário de Trabalho
O SBN, SNQTB e SIB continuam atentos e interventivos quanto à realidade do Novo Banco e dos seus trabalhadores.
É consabido que o Novo Banco se mantém apostado em implementar uma política de redução de custos. Embora se registe e saúde a recente notícia acerca do investimento de cem milhões de euros na rede de balcões.
Sabemos que, tradicionalmente, a redução de custos abrange medidas tais como as reformas antecipadas, as rescisões por mútuo acordo (RMA) e a diminuição ou retirada de isenções de horário de trabalho.
Nesta conformidade, recomendamos aos nossos associados que:
1. Caso sejam contactados pelo Banco quanto a algumas das situações acima referidas devem recorrer ao respetivo Sindicato (delegados sindicais, direção ou serviços jurídicos);
2. Não devem tomar qualquer decisão ou assinar documentos sem que obtenham o devido aconselhamento junto dos Sindicatos e respetivos Departamento Jurídicos;
3. É (sempre) fundamental a análise de cada situação individual.
Por seu turno, estes Sindicatos irão solicitar a realização de uma reunião com a Administração do Novo Banco, com vista a obter informação institucional atualizada.
O SBN, SNQTB e SIB continuarão particularmente vigilantes quanto ao cumprimento da Lei, do ACT do setor bancário e dos contratos individuais de trabalho.
Oportunamente atualizaremos a informação disponível junto dos nossos sócios.
ComunicadoConjunto07_2020
24/02/2020