Home»Informação Institucional»Apresentação
 
Apresentação

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO NORTE é uma associação de classe composta pelos trabalhadores que exercem a sua actividade profissional em Instituições de Crédito e em Sociedades Financeiras ou similares, nos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real (área de jurisdição do SBN).

Com uma População Associada composta por cerca de 19.000 Bancários, o SBN assume-se como o segundo maior Sindicato Português (o maior é o seu Congénere, o Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas).

A sua Sede localiza-se no Porto (mais concretamente na rua Cândido dos Reis, nº 130), e o SBN orgulha-se de deter uma razoável distribuição territorial, através de Delegações existentes nas cidades de Aveiro, Braga, Bragança, Chaves, Guimarães, Mirandela, Penafiel, Peso da Régua, S. J. Madeira, Valença, Viana do Castelo e Vila Real.

Com uma História sobejamente reconhecida e com provas dadas na defesa dos interesses dos seus Associados desde 1934, o Sindicato dos Bancários do Norte orienta a sua acção com base nos seguintes valores: democracia, independência e solidariedade entre trabalhadores. Na sua luta por uma organização sindical democrática, livre e independente, o SBN reconhece a todos os Associados o direito de livre participação e intervenção democrática na formação da sua vontade colectiva, e fomenta a participação activa de todos os Sócios na consolidação da sua unidade em torno de objectivos concretos.

O SBN exerce a sua actividade de forma independente face ao Patronato, Estado, poder político e instituições religiosas.

As principais actividades exercidas por este Sindicato são: a celebração das Convenções Colectivas de Trabalho, a prestação da assistência sindical e jurídica, a prestação da assistência médica e medicamentosa (através dos SAMS), a disponibilização de serviços de carácter social (através de eventos para os tempos livres, da organização de viagens turísticas e do arrendamento de apartamentos), a promoção de cursos de formação profissional, a organização de eventos no plano cultural (Escola de Pintura, Núcleo de Fotografia, edição da revista NORTADA, apoio a publicações literárias) e de eventos desportivos.

   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN