Uma promessa cumprida. Uma solução negociada.
Bancários recebem a meia pensão
Assinámos esta manhã, no Ministério das Finanças, o memorando de entendimento que coloca um ponto final na luta que desenvolvemos para reclamar a correção de uma injustiça. Os reformados e pensionistas da banca vão receber o equivalente a meia pensão até ao final do primeiro semestre deste ano.
Está assim reposta a legalidade, fruto de uma proposta do SBN, SBC e Mais enviada ao Governo e à Associação Portuguesa de Bancos. Foi a partir desta solução apresentada que foi possível chegar a um entendimento entre as partes e à reposição da verdade.
Foram os Sindicatos da UGT que promoveram o diálogo e a negociação. Abriram a porta a um desfecho positivo e que irá estender-se a todos os bancários, independentemente da sua filiação sindical. É assim que entendemos ser justo!
Hoje fica provado, o compromisso destes Sindicatos perante os bancários reformados não foi uma promessa vã nem tão pouco demagogia, como alguns quiseram fazer passar. Fizemos um trabalho sério, sem alardes nem falsas expectativas. O nosso compromisso será sempre com os trabalhadores que representamos, ainda que já não estejam no ativo.