Home»Detalhe de Notícias
 
Reunião com a Comissão Executiva do Banco Montepio

Face às sucessivas notícias propaladas por alguns órgãos de Comunicação Social sobre uma reestruturação em curso no Banco Montepio, estes Sindicatos solicitaram a realização de uma reunião com a respetiva Comissão Executiva.

Esta reunião mostrava-se de crucial importância e oportunidade, dado que estes Sindicatos, enquanto representantes dos bancários, não haviam sido informados, nem participaram numa eventual decisão, relativamente ao que foi anunciado nas referidas notícias, que versam sobre matérias críticas para os trabalhadores do Banco Montepio.

Na reunião realizada foi-nos apresentada a intenção de proceder à eliminação de algumas sobreposições na rede de balcões, em locais ainda a definir ou comunicar, sendo ainda referido que esse ajustamento envolveria um pouco mais de 30 balcões.

Para esse efeito, foram comunicados, enquanto princípios orientadores, critérios de proximidade com outros balcões, custo de operação e desempenho comercial, que terão assim estado na base da decisão de proceder a estes encerramentos.

Ou seja, a informação oficial da Comissão Executiva do Banco Montepio indicou números nos antípodas daqueles que têm sido veiculados na Comunicação Social.

Nessa reunião salientámos e reafirmámos que o Montepio Geral foi construído pelos trabalhadores e não terá presente, nem futuro, sem o respeito por aqueles que, com brio e profissionalismo, fizeram do banco uma instituição crucial para as comunidades locais e regionais e para os agentes da economia social.

De igual modo, demos nota de inquietações e dúvidas destes Sindicatos. E, com particular ênfase, manifestámos a nossa oposição a eventuais planos que não respeitem os direitos e a história dos trabalhadores do Montepio.

E, frontalmente, deixámos claro que faremos oposição firme e vigorosa, cerrando fileiras por tempo indeterminado, a quem seja tentado a ignorar que os trabalhadores são solução e não problema.

Estes Sindicatos continuarão a seguir atentamente a situação do Banco Montepio e a intervir sempre que necessário, mantendo informados os nossos associados.


22/07/2020


     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN