Home»Detalhe de Notícias
 
Revisão do ACT do Setor Bancário para 2020

O processo de revisão do ACT para 2020 foi oportunamente iniciado por estes Sindicatos.

Efetivamente, fará esta semana um mês que entregámos a proposta, quanto a tabelas, cláusulas de expressão pecuniária e restante clausulado, dos três Sindicatos (SBN, SNQTB e SIB) ao GNIC – Grupo Negociador das Instituições de Crédito que outorgam o ACT do setor bancário.

A proposta apresentada pelos Sindicatos foi alicerçada numa sólida fundamentação económica, englobando a inflação esperada, ganhos de produtividade, recuperação de poder de compra perdido, rendibilidade de capitais próprios da banca e rendibilidade dos ativos.

De igual modo, apresentámos uma proposta fundamentada para a atualização da contribuição dos Bancos para os Serviços de Assistência Médica e Social dos Bancários (SAMS).

Esta proposta segue assim a metodologia da proposta de revisão apresentada relativamente a 2019.

Porém, este ano, tivemos o conforto do Governo ter recomendado aos Parceiros Sociais, em sede de Conselho Económico e Social (CES) e da Comissão Permanente de Concertação Social (CPCS), um referencial para aumentos no sector privado que possibilitassem uma mais justa repartição dos ganhos de produtividade pelos trabalhadores. Mensagem esta reforçada duas vezes pelo poder político.

Esperamos que as Instituições de Crédito estejam à altura das suas responsabilidades sociais e não ignorem a realidade do país. Não somos, nem queremos ser, um país de mão de obra barata.

Da evolução deste processo negocial daremos a devida informação aos nossos associados.


11/02/2020

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN