Home»Detalhe de Notícias
 
Revisão do ACT do BCP para 2018

Requerida a conciliação junto do Ministério do Trabalho

Na sequência do Comunicado Conjunto n.º 5, de 27 de fevereiro de 2019, o SNQTB, SBN e SIB continuam a atuar de forma concertada e dinâmica, promovendo a defesa e o reconhecimento dos direitos dos trabalhadores e reformados do BCP.

Nesse âmbito, estes Sindicatos têm vindo a promover a negociação coletiva e o diálogo social junto da Administração do Banco, visando que seja feita justiça à notável dedicação e profissionalismo dos trabalhadores na recuperação do BCP.

Como é sabido, o SNQTB, SBN e SIB exigem a revisão do ACT do BCP, com a devida e merecida atualização nas retribuições e nas pensões, com efeitos retroativos, pelo menos, a janeiro de 2018. Porém, o BCP mantém-se irredutível quanto a esta justa reivindicação, o que é inaceitável, tanto mais que o Banco regressou aos resultados positivos e, inclusivamente, vai voltar a distribuir dividendos. E aos trabalhadores o deve!

O impasse nas negociações relativamente ao ano de 2018 corresponde a uma verdadeira recusa da parte do BCP em cumprir o dever de negociar. Tal é tanto mais inadmissível quanto é certo que o ACT em vigor para o Grupo BCP já foi publicado há mais de dois anos, sem aumentos salariais. Na prática, os trabalhadores do BCP encontram-se sem atualizações salariais desde janeiro de 2010, com a agravante de ter havido redução das condições retributivas em 2014!

Face a esta situação, o SBN entregou ontem no Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social um requerimento de conciliação, com vista a desbloquear a negociação coletiva quanto à atualização para 2018 dos salários e pensões dos trabalhadores e reformados do BCP, medida que conta com total apoio do SNQTB e SIB.

O SNQTB, SBN e SIB não se conformam com a posição imobilista e injusta do BCP e tomarão todas as medidas ao seu alcance para que seja feita justiça aos trabalhadores e reformados do BCP. Esperamos que este processo de conciliação, que ocorrerá no Ministério do Trabalho, seja suficiente para concluir a revisão do ACT do BCP para 2018.

Da evolução do processo de conciliação daremos as devidas informações.

08.05.2019








 
     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN