Home»Detalhe de Notícias
 
LVI Caminhada “Põe-te a andar, pela tua saúde …”

Destinada aos sócios e familiares, o Pelouro de Lazer e Tempos Livres do SBN vai promover, no próximo dia 13 de abril de 2018, SEXTA FEIRA, a sua LVI Caminhada “Põe-te a andar, pela tua saúde …”, percorrendo caminhos locais da freguesia de Vila Ponte, concelho de Montalegre.

Características:
De âmbito ecológico, paisagístico e cultural, esta caminhada tem uma distância aproximada de 7km, percorrendo a via romana e outros caminhos rurais da aldeia de Vila Ponte, localizada entre o Minho e Trás-os-Montes, que reúne características de ambas as regiões, o que faz dela um exemplar único das peculiares tradições regionais.

Esta iniciativa realiza-se com um máximo de 54 e um mínimo de 35 inscrições para esse efeito.

Preço com transporte, caminhada e almoço:
- Sócios do SBN e agregado familiar: 30,00 €
- Acompanhantes: 35,00 €

As inscrições deverão ser efetuadas até ao dia 28 de março 2018 na Secretaria do S.B.N. (Loja de Atendimento) rua da Fábrica, 81, 4050-151 Porto. Para mais informações, contacte-nos  através dos tels. 223398805/09/17 ou sag@sbn.pt.
ATENÇÃO: Só se aceitam desistências, com garantia de reembolso, até ao dia 28 de março.


VILA PONTE - MONTALEGRE

Inserida no concelho de Montalegre, Vila da Ponte tem uma longa história, retratada nos vestígios arqueológicos e património que vai encontrando no Percurso Pedestre da Via Romana. A ponte que dá nome à terra, em granito, terá sido a primeira ponte a ser construída sobre a ribeira de Cabril. Atravesse-a e demore-se pela via romana, um percurso pedestre que proporciona um passeio prolongado e tranquilo pela história e património da aldeia, como os diversos monumentos funerários, entre castros e cistas, que atestam a presença de população há muitos séculos. Também com marcas antigas ergue-se a Igreja de Vila da Ponte, um templo que terá servido para adorar outros deuses e, ao longo das épocas, foi acolhendo a religião vigente, sendo hoje uma importante igreja católica, dotada de um pequeno Museu Paroquial. Vila da Ponte possui ainda 26 moinhos, sendo a aldeia com mais moinhos do país! Além destas estruturas tradicionais em granito, que pode percorrer através do Trilho dos Moinhos, e dos canastros e forno comunitário que integram a rota do pão, encontra ali próximas, a 2 e a 4 quilómetros, duas barragens, onde pode usufruir de praias fluviais.

PROGRAMA:

07H30 - Concentração e partida junto à estação de metro do Estádio do Dragão, no Porto
10H00 - Paragem para o pequeno almoço
10H30 - Início da caminhada em Vila Ponte
13H00 - Almoço no Restaurante SOL e CHUVA
16H00 - Tempo livre em Montalegre para visita e jantar (não incluído)
24H30 - Regresso ao Porto
04H00 - Chegada prevista ao Porto

Conselhos para uma boa caminhada:
- Calçado cómodo e já habituado ao pé (preferência, botas de marcha);
- Meias macias e sem costuras;
- Mochila pequena com alimentos (sandes, fruta, água...);
- Chapéu ou boné;
- Impermeável;
- Muda de roupa (conforme o tempo);

Aviso importante: Esta atividade divulgada de forma antecipada poderá sofrer alterações ou ser adiada, por motivos alheios à nossa vontade. Do facto, daremos informação a todos os inscritos via telefone ou email.
O percurso é de cerca 7 km com dificuldade média alta.



Para mais informação, consulte a circular em anexo:
- Circular 22 (Formato PDF)

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN