Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Um edifício moderno e funcional com equipamentos de topo

A PMRS é uma residência sénior dotada de um edifício moderno com equipamentos de topo e decoração acolhedora, que proporciona uma oferta de serviços de geriatria diversificada com vista à melhoria da qualidade de vida dos residentes.
A Pinheiro Manso Residência Sénior implicou um investimento de cerca de nove milhões de euros e contará com 65 profissionais da área da saúde – médicos especializados, terapeutas, enfermeiros –, geriatria e demais serviços.
A PMRS destina-se a pessoas com mais de 55 anos e traduz-se numa resposta efetiva para cada uma das diferentes necessidades identificadas neste segmento, apresentando serviços adaptados às necessidades de cada um.
O projeto resulta de uma parceria constituída pelo Sindicato dos Bancários do Norte, a José Vila Nova Saúde e o Grupo Trofa Saúde, aproveitando a experiência acumulada de oito anos de gestão de outra unidade sénior. Conforto, segurança, afetividade e dignidade na terceira idade são os valores-base da equipa de profissionais, preparada para criar uma boa integração de todos os utentes.


VALÊNCIAS

1. Estadia permanente
A residência sénior tem disponível um programa completo em regime permanente – diurno e nocturno –, afiançado por uma infraestrutura adaptada às especificidades de quem chegou a um momento da vida em que necessita de atenção e apoio redobrado. Acompanhamento físico, psicológico e social e realização de tarefas essenciais diárias a nível da higiene, da alimentação, do vestuário e da mobilidade são algumas das valências deste serviço. A PMRS dispõe de uma equipa preparada para atender às situações mais delicadas, como por exemplo as de Alzheimer, através de serviços de reabilitação que avaliam e desenvolvem as capacidades psicomotoras dos pacientes.

2. Estadia temporária
No âmbito da estadia temporária, a PMRS acolhe as pessoas que necessitam de cuidados específicos de pós-operatório, recuperação ou reabilitação. A ausência temporária de familiares pode justificar estadias específicas de curta duração. Nestes casos, os programas propostos são uma opção viável, ao converterem uma situação de possível isolamento numa oportunidade social adequada. Viver em comunidade e em partilha é uma das formas de reduzir a solidão. A qualidade de vida passa pelo convívio social em todas as fases da vida, da infância à terceira idade.

3. Centro de Dia
A modalidade de Centro de Dia está concebida para dar resposta a quem, tendo a possibilidade de retornar todos os dias a casa, procura uma estadia diurna adaptada às suas necessidades. Destinado à população sénior não residente, com ou sem qualquer tipo de incapacidade, complementando o apoio familiar, este serviço promove a autorrealização e a autoestima, respondendo às necessidades fisiológicas, sociais e afetivas das pessoas. A PMRS proporciona uma diversidade de atividades de lazer e de programas de animação, para que os uterntes possam desfrutar de momentos únicos e aprazíveis.


ATIVIDADES

O respeito pela individualidade de cada um é a melhor forma de proporcionar um verdadeiro conforto e bem-estar. Por isso, a PMRS está recetiva às exigências de cada residente, seja na forma como prefere as refeições ou nas opções que toma relativamente às atividades disponíveis.
No que concerne à estimulação individual, é feito um plano adequado às fragilidades de cada pessoa, que inclui atividades, exercícios de desenvolvimento cognitivo e intelectual, como musicoterapia, jogos de memória, de lógica, de cartas e dominó, puzzles, leitura e outras atividades. O plano contempla igualmente atividades que visam a estimulação motora, através de exercícios feitos nas sessões de ginástica em grupo e em atividades de estimulação personalizada. Alimentar a autonomia de quem ainda a conserva é uma prioridade. A PMRS, consciente que a qualidade de vida passa pelo convívio social, privilegia também atividades diárias partilhadas, bem como passeios e visitas a museus, essenciais para proporcionar uma senioridade mais ativa, diversificada e segura.


INDIVIDUALIDADE, CONFORTO E COMODIDADE

A Pinheiro Manso – Residência Sénior encontra-se dotada de excelentes condições técnicas e humanas para responder às exigências dos utentes difíceis de reunir nos domicílios. Os quartos, decorados e mobilados com extremo cuidado e conforto, através de mobiliário geriátrico ergonomicamente adaptado às necessidades dos seniores, permitem aos residentes receber condignamente a família e amigos, facilitando a total individualidade pessoal e familiar.


INFRAESTRUTURAS E SERVIÇOS

Os residentes podem usufruir de excelentes condições, através de ginásio totalmente equipado, sala de relaxamento, salas de atividades, salão nobre, sala de culto, cabeleireiro, zona de restauração, enfermaria, salas de banho assistido, vasta área de jardim e estacionamento privativo. A ausência de escadas, a existência de pisos antiderrapantes, de sanitários sem barreiras e de corrimões em todos os corredores são alguns dos pormenores projetados para dar resposta às exigências funcionais, possibilitando uma vivência mais confortável.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN