Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Um lar de vida e de afetos

A cidade do Porto fica dotada de um novo equipamento social. Este simplesmente belo, de superior qualidade e funcional.”

Bem localizado, o Lar do SAMS será um alojamento coletivo, de utilização temporária ou permanente, para idosos em situação de maior risco de perda de independência ou autonomia.
É relevante a localização: a residência é uma espécie de configura- ção espaçada da vida que se edifica e em que se consolidam afetos. São condicionantes as circunstâncias de envolvência: ali, na zona da Boavista portuense, há todas as condições para que ninguém se sinta confinado a um espaço, antes se sinta desafiado a aspirar, conviver e respirar para que no seu espaço se sinta atraído para uma vida mais plena.
A conceção do Lar reflete isso mesmo. Abandonando a ideia constrangedora de que para alguns ou para muitos aquela poderia ser a última residência e, nessa delimitação, uma espécie de eremitério, ali, naquele Lar, a combinação do belo com a funcionalidade, da luz e qualidade com o enquadramento e espaços internos e envolventes, há todo um conjunto de disposição de condições para se dar mais força a uma vida que sempre se sonha mais ampla. Até por algumas opções inovadoras que acompanharam a sua conceção: não só em termos de aproveitamento de energias alternativas como de manutenção, conservação e higiene, quem ali optar por viver sentir-se-á permanentemente desafiado a folhear as páginas de um passado vivido e a construir novas páginas de um futuro que sempre se desafia. Sendo um Lar de significativa dimensão, tem condições para que quantos ali se instalarem possam também reconstruir e alimentar novas relações sem se sentirem coagidos a aceitar o que eventualmente os poderia contrariar. Simultaneamente, a sua capacidade bem dimensionada favorece condições de sobrevivência e confere-lhe a oportunidade de se abrir à comunidade envolvente, o que, contribuindo para a sua sustentabilidade, beneficia ainda e grandemente os seus utentes pela pluralidade de novas situações, de novas experiências e de novos desafios.
Depois, ao associar Estrutura Residencial com Escola de Geriatria, o Lar favorece vantagens mútuas: ali mesmo, bem à mão, os formandos no serviço aos mais velhos encontram oportunidade, espaço e pessoas para testarem as suas capacidades e a sua arte humanista, enquanto os utentes do Lar usufruem do sabor da juventude e do valor humano de quem quer aguçar o seu talento. É uma espécie de apoio recíproco e de permanente diálogo intergeracional mutuamente vantajoso:os mais velhos reapreciam o sabor da juventude e os mais jovens enriquecem o seu percurso com eventuais oportunidades e com a experiência e com a sabedoria dos mais velhos. A cidade do Porto fica dotada de um novo equipamento social. Este simplesmente belo, de superior qualidade e funcional.

Padre Lino Maia

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN