Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Uma semana produtiva

Dando continuação à decisão tomada na reunião de 10 de setembro, a primeira ronda de reuniões bissemanais, na terça- feira 15 e quinta-feira 17 de setembro, determinou um pequeno avanço em alguns temas da futura convenção coletiva.
Os grupos negociadores da Febase e das instituições de crédito (IC) debruçaram-se sobre um conjunto de matérias em divergência, relativamente às quais cada uma das partes apresentou novas propostas.
Em alguns desses temas mantiveram-se as discordâncias, mas noutros foi possível encontrar consenso, se não ainda relativamente à redação das cláusulas, pelo menos no que diz respeito ao conceito subjacente.
É o caso, nomeadamente, da verificação do estado de doença ou invalidez, do regime transitório, do efeito das faltas e sua comunicação e prova – com acordo de princípio –, ou da prova da situação de doença, em que se registou um entendimento quanto ao conceito.
Depois da discussão havida nestas reuniões, continuam em divergência temas como os direitos dos trabalhadores em caso de doença ou invalidez, participação nos lucros, consequência da nulidade das sanções, avaliação de desempenho ou remuneração do trabalho suplementar.
A Febase tem agora a responsabilidade de apresentar novas propostas sobre temas como ajudas de custo, categorias profissionais e regime de atividade sindical, entre outros.
Por sua vez, as IC assumiram o compromisso de redigir propostas sobre, nomeadamente, o cálculo dos acréscimos remuneratórios, regimes especiais de descanso, registo de trabalho suplementar e SAMS.
Face à necessidade de uma análise aprofundada para a formulação de textos, a reunião seguinte realizou-se no dia 29 de setembro. Dela daremos conta na próxima edição da Nortada.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN