Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
“Põe-te a andar, pela tua saúde.”- 29ª: “Cascatas e miradouros” Aldeia comunitária da Ermida – Gerês

Água
Miguel Torga - Diário II
Água a correr na fonte,
Uma quimera liquida que sai
Das entranhas do monte
A saber ao mistério que lá vai...
Pura,
Branca, inodora e fria,
Cai numa pedra dura
E desfaz o mistério em melodia...

Destinada aos sócios do SBN e familiares e para assinalar o Dia Mundial da Criança, a aldeia comunitária de Ermida, no Gerês, recebe no próximo dia 6 de junho a 29ª caminhada “Põe-te andar, pela tua saúde ”, sob o tema “Cascatas e Miradouros”.
Aquela aldeia, tipicamente portuguesa e uma das últimas comunitárias do país, está inserida numa região repleta de natureza, cascatas e lagoas em pleno Parque Nacional, a três quilómetros das cascatas do “Tahiti”, a quatro da cascata do Arado, a cinco e meio da Pedra Bela e a 8 oito da vila do Gerês.
Nela se podem reviver tradições antigas, como a pastorícia, visitar os currais ainda hoje utilizados pelos pastores e o lagar do azeite, que funciona de forma artesanal, ainda utilizado pela comunidade.
A caminhada, orientada por um guia local e pelo colaborador do SBN Francisco Barros, terá início na Casa do Criado, com passagem pelo centro da aldeia da Ermida, em direção ao miradouro das cilhas, que permite avistar o rio Arado, a Cascata da Ranjada, local onde os caminheiros poderão dar um mergulho, e a subida até aos cochos, para dali admirarem as bonitas paisagens do Gerês. O regresso à Casa do Criado será feito com passagem pelo miradouro da Ermida.





     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN