Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Comunicado conjunto da UGT, da Febase e da Comissão de Trabalhadores da Parvalorem

Aos trabalhadores da Parvalorem

Na sequência da reunião realizada em 19 de dezembro entre a UGT e a Comissão de Trabalhadores da Parvalorem, as partes subscritoras deste comunicado entenderam expressar pública e conjuntamente as preocupações e as posições partilhadas face à situação atual dos trabalhadores da Parvalorem.

1. Os trabalhadores da Parvalorem são profissionais com sólida formação e experiência bancária, enfrentando com elevado profissionalismo mais de seis anos de instabilidade e de indefinição, mantendo sempre o contributo para o bom desempenho da empresa, como atestam os bons resultados desta, com a recuperação de 540 milhões de euros.

2. A situação de incerteza destes trabalhadores, que se arrasta desde a transmissão do BPN e a integração numa nova entidade, e que é tão mais grave se considerarmos que a Parvalorem é uma entidade “a prazo”, uma vez que existe apenas com vista à resolução dos ativos tóxicos do BPN, é inaceitável e exige uma solução que não seja apenas a do recurso a processos judiciais que se arrastam anos nos tribunais.

3. Os Sindicatos da Febase e a Comissão de Trabalhadores da Parvalorem, reconhecendo os muitos esforços e diligências já desenvolvidos por ambas as partes, entendem ser mutuamente benéfico e importante um estreitamento da cooperação entre si com vista a uma mais efetiva defesa dos trabalhadores daquela entidade, nomeadamente daqueles que se encontram a ser objeto de processos de despedimento, que repudiamos e repudiaremos, que colocam em causa os postos de trabalho.

4. Nesse sentido, expressam desde já a urgência e a necessidade de um diálogo político, numa situação que resultou ela própria, em grande parte, de uma decisão política.

5. A UGT manifesta solidariedade com a luta pelos direitos destes trabalhadores e partilha da necessidade de que tal diálogo seja estabelecido, pelo que apoia e apoiará as posições e as ações assumidas conjuntamente pelos seus sindicatos e pela CT da Parvalorem.

6. O presente comunicado será veiculado pelos atores políticos e executivos com responsabilidades e com competência nesta matéria, constituindo um primeiro passo para que esse espaço de diálogo seja encontrado, tendo em vista soluções mais justas e que garantam condições de vida e de trabalho dignas para todos estes trabalhadores, entre as quais se deverá contar o enquadramento em empresas da esfera do Estado.

A UGT, os Sindicatos da Febase e a CT endereçam uma mensagem de esperança a todos os trabalhadores da Parvalorem, os quais poderão estar certos de que a união de esforços expressa neste comunicado se traduzirá numa firme defesa dos seus interesses e direitos por parte de todas as partes que o subscrevem.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN