Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Braga, Valença e Viana visitaram aldeias históricas

As comissões sindicais de delegação de Braga, Valença e Viana do Castelo realizaram um passeio-convívio a aldeias históricas de 26 a 28 de setembro, visitando Covilhã, Penha Garcia, Monsanto, Idanha-a-Velha, Coria (Cáceres), Belmonte e Sortelha. Trata-se de antiquíssimos núcleos urbanos, com fundação anterior à nação portuguesa e de grande importância da história.
No primeiro dia houve uma visita à Covilhã, situada na encosta da Serra da Estrela, cidade considerada um dos principais centros de lanifícios da Europa, na qual se destacam a Praça do Município, a Igreja de Santa Maria, o castelo e a capela. À tarde foi visitada Penha Garcia, freguesia do concelho de Idanha-a- -Nova, onde se destacam a Igreja Matriz, de meados do século XX, o pelourinho, datado do reinado de D. Sebastião, e o castelo, de onde se pode apreciar uma paisagem inesquecível.
No segundo dia foi visitada Monsanto, que foi conquistada aos mouros por D. Afonso Henriques, o qual em 1165 fez a sua doação à Ordem dos Templários. Ali se pode visitar o que resta do poderoso castelo, na escarpada encosta, onde se podem observar a alcáçova, a cintura de muralhas e as torres de vigia. Seguiu-se Idanha-a-Velha, pequena aldeia de ambiente pitoresco pelo notável conjunto de ruínas que conserva, ocupando um lugar de realce no contexto arqueológico, uma vez que se ergue num espaço onde outrora existiu uma cidade de fundação romana – século I A.C.. A viagem prosseguiu até Coria, município de Espanha na província de Cáceres, comunidade autónoma da Extremadura conhecida por ser terra de toiros e de ganadeiros. Ali se pode ver a catedral, que dispõe de um miradoiro de onde se tem uma vista espetacular, podendo observar-se o rio Alagon ao fundo e também uma rara ponte romana em pedra. No centro urbano são importantes o Convento da Madre de Deus, o Palácio dos Duques de Alba, o Palácio Episcopal e o famoso Mercado de Cereais.
No terceiro dia houve oportunidade para conhecer Belmonte, que em Latim significa Montes de Guerra, cuja história está ligada à família dos Cabrais e aos judeus. Terra natal de Pedro Álvares Cabral, teve extrema importância nas Guerras Fernandinas. Seguiu- -se Sortelha, vila fronteiriça de fundação medieval com um destacado castelo com torre de menagem de alto perfil e uma muralha oval a serpentear o cabeço, no seio da qual se estabeleceu a população da antiga vila.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN