Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
ACT - Retomadas negociações

O Grupo Negociador das Instituições de Crédito (GNIC) apresentou a resposta dos bancos à proposta apresentada pela Febase antes da interrupção para férias. Para a federação, ainda não chega para um entendimento.
Febase e representantes das instituições de crédito (IC) retomaram as negociações, numa sessão marcada pela resposta dos bancos à proposta sindical relativa aos temas de mais difícil entendimento.
Em causa mantêm-se matérias como promoções por mérito e antiguidade, prémio de antiguidade, ajudas de custo em deslocações, descanso compensatório e plano complementar de pensões. O GNIC sublinhou que durante a interrupção negocial foi feita uma auscultação sobre estes temas às instituições subscritoras do ACT do setor bancário que, naquilo que apelidou de "derradeiro esforço" de aproximação às posições dos sindicatos, avançaram na proposta, na tentativa de as partes chegarem a entendimento.
Embora em alguns destes temas tenha havido um avanço no sentido de ir ao encontro das propostas sindicais – casos do descanso compensatório e da manutenção do plano complementar de pensões em circunstância de caducidade da convenção –, a Febase considerou que, em termos globais, a resposta da banca fica ainda aquém das suas pretensões, não sendo suficiente para acautelar os interesses dos trabalhadores bancários e, consequentemente, que é exígua para permitir um entendimento.
A Febase vai analisar detalhadamente a posição das instituições de crédito, comprometendo- se a responder formalmente na próxima sessão negocial.
Naquela reunião, as partes debateram ainda os prazos de vigência da convenção face ao processo negocial em curso, sendo unânime a opinião de que não é do interesse de ninguém a caducidade do ACT em vigor.
     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN