Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Vila Real realiza passeio a “cidades monumentais” de Espanha

A Comissão Sindical de Delegação de Vila Real, com a colaboração da Direção do SBN, vai realizar, de 25 a 27 de abril, um passeio-convívio às cidades monumentais de Toledo, Aranjuez, Ávila e Madrid, destinado aos associados e familiares e, eventualmente, a amigos.


PROVÍNCIA DE ÁVILA

Situada entre Castela e León, na parte norte do interior de Espanha, carateriza-se por apresentar duas zonas distintas: uma área mais montanhosa (as zonas centro e norte), e outra (mais a sul), com temperaturas mais suaves, onde sobressai o Valle del Tiétar. A capital é a cidade de Ávila, onde as igrejas e muralhas foram declaradas, pela UNESCO, Património da Humanidade. As muralhas de Ávila são o símbolo principal da província. Outras localidades, como a Arena de S. Pedro e o Barco de Ávila são considerados monumentos da Idade Média. Do seu encanto natural, destaca-se a Reserva do Vale de Iruelas e o Parque Regional da Serra de Gredos, lugares perfeitos para a prática de turismo rural. Na gastronomia, predomina a cozinha tradicional, com produtos como as judias de barco, a carne e as gemas de Ávila.


MADRID

A área urbana da capital espanhola abrange um total de 604,3 quilómetros quadrados é a terceira maior da UE, depois de Londres e Paris. Está localizada sobre o rio Manzanares, no centro do país e da Comunidade de Madrid, que faz fronteira com as comunidades autónomas de Castela e Leão e de Castela-la-Mancha. Como capital nacional, é o centro político, económico e cultural da Espanha, abrigando a sede da Organização Mundial do Turismo, da Organização dos Estados Ibero-Americanos e do Public Interest Oversight Board.
Entre os seus marcos estão o Palácio Real, o Teatro Real, o Parque do Retiro, fundado em 1631, o edifício da Biblioteca Nacional de Espanha, fundada em 1712, vários museus nacionais e o chamado Vila Real realiza passeio a “cidades monumentais” de Espanha “Triângulo de Ouro da Arte”, localizado ao longo do Paseo del Prado, composto por três importantes museus de arte: o Museu do Prado, o Museu Rainha Sofia e o Museu Thyssen-Bornemisza.


TOLEDO

Toledo foi a capital da Hispânia visigótica, desde o reinado de Leovigildo até à conquista moura da Península Ibérica, no século VIII. Sob o Califado de Córdoba, Toledo era famosa pela produção de aço, especialmente espadas, e a cidade ainda é um centro de manufatura de facas e de pequenas ferramentas de aço.
Cervantes descreveu Toledo como a “glória da Espanha”. A parte antiga da cidade está situada no topo de uma montanha, cercada em três lados por uma curva no rio Tejo e tem muitos sítios históricos, incluindo o Alcázar, o Zocodover, o mercado central e a catedral (a igreja primaz da Espanha), notável pela incorporação de luz e pelas notáveis imagens por trás do altar, pinturas, peças em bronze e múltiplas tonalidades de mármore – uma obra-prima medieval.


ARANJUEZ

Aranjuez é uma pequena cidade no sul da província e comunidade autónoma de Madrid. Situada na confluência dos rios Tejo e Jarama, dista da capital do país cerca de 48 quilómetros e, na mesma proporção, de Toledo. Tornou-se conhecida pelo Palácio Real, residência com vastos jardins. A qualidade dos morangos que se produzem nesta região é conceituada e apreciada em toda a Espanha.
A nível internacional, Aranjuez popularizou-se pelo sobejamente conhecido «Concierto de Aranjuez», de Joaquin Rodrigo, que ali foi enterrado.
A paisagem cultural de Aranjuez foi em 2001 declarada Património da Humanidade pela UNESCO.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN