Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Delegação de Guimarães em Trás-os-Montes

O Sindicato dos Bancários do Norte, através da Comissão Sindical da Delegação de Guimarães, levou a efeito, no passado dia 18 de outubro, um passeio ao mesmo tempo cultural e de lazer a terras de Trás-os-Montes, dedicado aos associados e respetivos agregados familiares. Como principal destino apontava-se para uma visita ao Mosteiro de Balsamão, onde ainda reside uma pequena comunidade religiosa de marianos, que ali se estabeleceu desde 1754, com o venerável Frei Casimiro Wyszynski, e que hoje está limitada a apenas quatro elementos.

O Convento de Balsamão está situado num pequeno monte com altitude de 522 metros, no coração do distrito e na diocese de Bragança, a dezassete quilómetros de Macedo de Cavaleiros, na freguesia de Chacim, e é banhado a sul pelo rio Azibo, afluente do Sabor, atravessado por uma pequena ponte românica. A comunidade dos Marianos de Balsamão foi extinta com a expulsão das ordens religiosas de Portugal, em 1834, tendo os marianos regressado ao convento em 1954.

O mosteiro reparte hoje a atividade, tendo constituída uma parte reservada a casa de repouso e outra a museu religioso, que foi inaugurado, pelo Superior da congregação, em outubro de 2005, nele podendo ver-se um grandioso acervo, constituído por, entre outros exemplos, quinze telas, pintadas a óleo, referentes a alguns santos e arcanjos e ao carisma dos marianos, duas esculturas, de rara beleza, uma de N.ª S.ª da Conceição e, outra, de N.ª S.ª do Bom Despacho, e alguns paramentos antigos. Para além do mosteiro, houve oportunidade para visitar o Museu de Arte Sacra, em Macedo de Cavaleiros, a barragem do Azibo e, em Mirandela, comprar alguns produtos regionais.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN