Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Sindicatos propõem audacioso plano para uma nova Europa

O plano, intitulado “Uma nova via para a Europa”, expõe as grandes linhas para a forma como a UE pode sair da crise, investindo num crescimento duradouro e no emprego, graças a uma estratégia audaciosa que injete anualmente 2% do PIB, durante dez anos, para estabelecer uma nova base industrial e criar empregos de qualidade e oportunidades educativas.

O novo plano gerará onze milhões de novos empregos e contribuirá para um relançamento económico e social duradouro no decurso do próximo decénio. Enquanto a UE continua mergulhada na crise económica, os sindicatos apelam a uma verdadeira mudança, antes das eleições para o Parlamento Europeu, no próximo ano.

Após cinco anos de crise económica e social, as políticas de austeridade falharam no relançamento da Europa, que vê as suas economias estagnarem, os seus jovens reduzidos ao desemprego ou ao êxodo e um fosso a aumentar entre os diferentes Estados membros.

Os sindicatos propõem, por isso, um plano de relançamento que visa fazer nascer uma maior solidariedade na UE, baseada nos princípios da democracia, da estabilidade e da coesão. Por tudo isto, a Confederação Europeia de Sindicatos (CES) pergunta e declara: “Quando é que os responsáveis europeus compreenderão que a austeridade não tem futuro? Não há qualquer dúvida que temos de empreender uma outra via na UE, uma via que os políticos têm até ao momento recusado aos cidadãos, mas que o movimento sindical pode agora demonstrar.”

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN