Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Breve história de Buarcos

Buarcos é uma freguesia do concelho da Figueira da Foz, com 12,14 km² de área e 8602 habitantes (2011). Foi em tempos um porto de mar, tendo a sua importância sido durante muito tempo superior à da própria Figueira da Foz, atual sede de concelho. Atualmente, encontra-se completamente absorvida pelo tecido urbano da Figueira da Foz, não deixando, porém, de manter as características particulares, nomeadamente a nível da traça dos edifícios, onde predomina uma arquitetura tipicamente piscatória.

A população é ainda fortemente influenciada pela atividade piscatória, embora um número crescente viva também das atividades turísticas, nomeadamente na indústria de alojamento durante a época estival. Com a transferência do porto de pesca para a margem esquerda do rio Mondego, a influência da pesca na povoação poderá ter tendência a diminuir, em detrimento da oferta turística.

Foi sede de concelho entre 1342 e 1836 e do património, constam a capela de Nossa Senhora da Encarnação, o farol do Cabo Mondego, a fortaleza, o Fortim dos Palheiros, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de São Pedro, a mina do Cabo Mondego, o pelourinho, o pelourinho de Redondos, a Serra da Boa Viagem, o Teatro Trindade e a Torre de Redondos.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN