Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
“Põe-te a andar, pela tua saúde…”

Caminhada no Percurso da Veiga

A 19ª caminhada, subordinada ao tema genérico “Põe-te a andar, pela tua saúde…”, decorreu no passado dia 2 de março no Percurso da Veiga, concelho de Ponte de Lima, numa extensão aproximada de seis quilómetros, com baixo grau de dificuldade, num ambiente cultural e paisagístico, tendo tido uma duração de cerca de três horas. O percurso teve como principal objetivo a interpretação da zona das veigas e dos valores associados.

As veigas são áreas predominantemente agrícolas, onde é praticada a sucessão do milho – cultura sachada na primavera-verão –, azevém e outras gramíneas no outonoinverno, podendo encontrar-se pequenas manchas com vinha em bordadura ou olival disperso. Do Centro de Interpretação Ambiental, atravessando uma zona de pinhal, onde foi possível escutar gaios e gralhas e encontrar pinhas roídas dispersas pelo solo, que indicavam a presença de esquilos, o percurso seguiu junto ao limite da área protegida até à estátua das quatro mãos – símbolo da união de quatro freguesias.

Continuando o percurso, os caminhantes entraram na veiga do Sobreiro, rasgada pelo rio Estorãos, em direção ao posto de observação que, para além de conter informação sobre a atividade humana naquele espaço, permite observar a fauna e a flora, bem como a paisagem típica das diversas épocas do ano… Dali o percurso seguiu até à ponte da Freixa e, posteriormente, acompanhou a margem esquerda do rio…

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN