Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
D. Ximenes Belo e o vigário geral do Porto nas Jornadas Geriátricas...

No passado dia 2 de junho, a TrofaSenior recebeu as I Jornadas Geriátricas, sob o título “Demências”. Cerca de uma centena de profissionais de saúde encheram o auditório, participando ativamente no decorrer dos trabalhos, através da colocação de questões aos palestrantes e manifestando opiniões sobre o assunto em debate.

Foi um dia de trabalho intenso, mas que, pela forma e pelos conteúdos das apresentações realizadas pelos palestrantes e com a participação ativa dos convidados, se tornou numa iniciativa de sucesso. Foram convidados de honra D. Ximenes Belo, prémio Nobel da Paz, e o padre Américo Aguiar, vigário geral da diocese do Porto, que, com a exposição das suas experiências pessoais, abriram da melhor forma o dia de trabalho. D. Ximenes Belo sublinhou a importância de todos os profissionais de saúde na minoração da dor dos mais velhos, afirmando que “a razão desta atividade profissional é a pessoa humana”.

Centrou a sua apresentação no idoso, suas carências e necessidades, e no papel que todos temos de ter, particularmente os profissionais de saúde, nos cuidados às pessoas que outrora foram “jovens e ativos como todos nós”. Seguiu-se o padre Américo Aguiar, versando a apresentação sobre o papel e a atenção das famílias, combatendo desta forma o principal flagelo dos idosos: a solidão. Frisou também o papel relevante que as instituições como a TrofaSenior têm na nossa sociedade, oferecendo aos idosos casas acolhedoras onde possam viver com dignidade e qualidade.

Esta apresentação teve elevado impacto, já que, de modo muito direto e informal, falou da sua experiência e deu a sua opinião sobre este assunto, muitas vezes encarado como tabu. A conferência da manhã foi encerrada por Alfredo Gomes, administrador da TrofaSenior, que alertou para o problema da solidão do idoso e o que fazer, dando exemplos de como na “TrofaSenior” o idoso não se sente sozinho.

Os restantes palestrantes convidados iniciaram as mesas redondas abordando o tema das jornadas de forma mais técnica e científica, visando um público que todos os dias se depara com o problema das demências. Estas foram as primeiras jornadas (espera-se que de muitas) que espelham a preocupação da TrofaSenior sobre problemas que assolam a nossa sociedade, particularmente aqueles que afetam uma faixa tão frágil da nossa população: os idosos.

O sucesso das jornadas demonstra também o empenho, a atenção e o trabalho árduo que a administração da TrofaSenior tem vindo a colocar na procura de prestar o melhor serviço à nossa sociedade, encontrando e apresentando soluções nos cuidados a idosos e oferecendo-lhes uma elevada qualidade de vida. Pelo número de presenças e pelo prestígio dos convidados, esta iniciativa reveste-se já de projeção a nível nacional, superando as expectativas e projetando a TrofaSenior como uma instituição de referência nos cuidados a idosos.

No final do dia e durante o jantar de encerramento, os participantes manifestaram a sua satisfação, agradecendo o convite e desafiando a administração para a realização de mais iniciativas similares, contribuindo assim para a sua formação. Indo ao encontro daquelas expectativas, a administração anunciou que as II Jornadas Geriátricas se realizarão no dia 1 de junho de 2013. O esforço da TrofaSenior continua, assim, no sentido de contribuir para uma melhor sociedade.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN