Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Febase acusa: BdP não respeita reformados

Subsídio de férias continuará retido

O Banco de Portugal decidiu não assumir uma decisão sobre o pagamento do 14.º mês aos reformados, mantendo o subsídio retido. Os sindicatos da Febase gostariam de saber de que tem medo a administração e exigem uma reunião urgente para debater a questão. Num documento divulgado em 25 de julho, a Febase acusa o Banco de Portugal de falta de respeito pelos reformados e exige ao banco central que honre o compromisso de se reunir com os sindicatos.


“Banco de Portugal não respeita os seus reformados nem os sindicatos

Acabámos de entregar no Banco de Portugal (BdP) uma carta dirigida ao governador, a solicitar uma reunião com carácter de urgência, para analisarmos as questões decorrentes da sua decisão de ontem, 24/07/2012, sobre o não pagamento em dívida do 14.º mês aos reformados. Aquela decisão não nos surpreendeu, pois se a administração tivesse alguma intenção de pagar aos reformados nunca teria pedido um parecer ao Ministério das Finanças – é o mesmo que perguntar a um “cego se quer ver”.
Posteriormente, tentou corrigir o “tiro” com um pedido ao BCE, que lhe devolveu a responsabilidade pela decisão. Agora fala nos tribunais nacionais, sem no entanto referir se o banco vai interpor alguma ação… ou estará à espera das ações que os sindicatos vão intentar? Este comportamento do Banco de Portugal tem de ser denunciado, pois não está conforme à prática a que nos habituou.
De que tem medo a administração do BdP?
Por que será que, ao contrário daquilo a que se comprometeu, não se reúne com os sindicatos? Há, ainda, a propósito da decisão do banco, questões por esclarecer. Reclamamos ser recebidos, pois desta reunião dependerá a postura que os sindicatos vão assumir. Os reformados do Banco de Portugal merecem ser respeitados.
Nós temos por todos eles o máximo respeito e continuamos a defender os seus direitos, consignados na convenção coletiva de trabalho.”

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN