Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Breves

Reunião histórica
Sindicatos chegam a acordo sobre ações conjuntas para evitar despedimentos no BPN. "Um momento histórico" é como os presidentes dos sindicatos dos bancários descrevem a reunião realizada em Lisboa para debater a venda do BPN e da qual resultou a primeira união daquelas estruturas representativas dos trabalhadores da banca. Segundo Rui Riso, presidente do Sindicato dos Bancários do Sul e Ilhas, "da reunião resultou que os sindicatos estão unidos para evitar, a todo o custo, o despedimento dos trabalhadores" do Banco Português que Negócios, no decurso do processo de privatização daquela instituição. Na reunião, os presidentes dos sindicatos do norte, do centro, do sul e ilhas, do SNTQB e do SIB chegaram a acordo sobre a estratégia a adotar, o que aconteceu pela primeira vez e tornou a reunião num momento histórico. "Os sindicatos têm percursos e identidades distintas", explicou Rui Riso, para justificar a habitual falta de consenso entre aquelas organizações.

Zona euro deve escapar a nova recessão
Nas mais recentes previsões da agência de 'rating' Standard & Poor's (S&P), a zona euro tem um crescimento previsto de 1,7% este ano e de 1,5% em 2012. Graças a um ligeiro crescimento no segundo trimestre do ano, a zona euro deverá escapar à recessão. As previsões da agência de 'rating' seguem-se ao anúncio, por parte do Eurostat - o departamento de estatísticas da União Europeia - de que o crescimento na zona euro se ficou nos 0,2% no segundo trimestre. A S&P prevê também que o Banco Central Europeu mantenha a taxa de juro de referência nos 1,5% até à primavera do próximo ano, em vez de a aumentar para os 2%, como apontavam as anteriores estimativas da agência.

BPN: BIC garante mais de 750 postos de trabalho
No âmbito da aquisição do BPN, o BIC vai garantir a manutenção de mais de 750 trabalhadores daquela instituição. A garantia foi transmitida pela administração do banco luso-angolano numa reunião com a Febase. No encontro, os sindicatos manifestaram preocupação relativamente à situação dos 1600 colaboradores do banco nacionalizado em novembro de 2008.

BIC à espera do contrato promessa
Para poder avaliar com quantos trabalhadores do BPN vai ficar, o BIC tem de avaliar a informação que lhe deve ser enviada juntamente com o contrato promessa de compra e venda. O presidente do BIC estranha que, três semanas depois de ter havido um acordo de princípio relativamente à aquisição do BPN, o Ministério das Finanças ainda não tenha enviado aquele documento, conforme determinado no decreto-lei de reprivatização publicado a 19 de agosto.

Fundo de despedimentos divide patrões e sindicatos
UGT, CGTP e CIP foram ouvidas no parlamento sobre alterações à legislação laboral. A UGT considera que o Governo viola o acordo de concertação social de março e o memorando da 'troika' se a redução do valor das indemnizações por despedimento não entrar em vigor em simultâneo com o fundo financiado pelas empresas para pagar parte dessas compensações. Por sua vez, a Confederação da Indústria (CIP) defende que o acordo não obriga as empresas a criarem o fundo. Foi isso que a UGT e a CIP foram dizer aos deputados, no primeiro debate na especialidade sobre a proposta do Governo que altera a lei laboral.

UGT alerta para situação dramática do desemprego
Segundo o Instituto Nacional de Estatística, a taxa de desemprego em Portugal desceu 0,3 pontos percentuais no segundo trimestre de 2011, situando-se nos 12,1%. A UGT considera positivo o decréscimo, mas alerta que, no contexto geral, "os números são ainda dramáticos", tendo em conta que cerca de 675 mil portugueses estão sem emprego. Segundo Luís Correia, o ainda elevado desemprego em Portugal é uma situação que o Governo "terá de minorar urgentemente". Por outro lado, chamou a atenção para que o segundo trimestre incluiu meses de incidência sazonal (maio e junho), em que todos os anos há registo de aumento do emprego, cenário que deve ser tido em conta.

Taxa de desemprego nos jovens desce para 27%...
Segundo os dados do INE, a taxa de desemprego entre os jovens até aos 25 anos desceu em Portugal para 27% no segundo trimestre de 2011, o que se traduz em 115 mil indivíduos sem trabalho. Os mesmos dados mostram que entre a população desempregada há mais de 80.500 portugueses que frequentaram o ensino universitário.

...mas mulheres penalizadas
O desemprego de longa duração - pessoas inscritas nos centros de emprego há mais de um ano - aumentou em 7 mil indivíduos, enquanto o número de pessoas inscritas há menos de um ano diminuiu em 21 mil. Por género, foram as mulheres que mais sofreram, com o desemprego a situar-se nos 12,4% neste grupo, enquanto nos homens ficou pelos 11,9% no segundo trimestre. Por faixa etária, são os indivíduos com mais de 45 anos que enfrentam maiores problemas. Do ponto de vista regional, o desemprego desceu em todas as regiões do país, principalmente no Algarve, onde atingiu 14,7%. Ainda assim, esta é a região mais afetada pelo drama do desemprego, seguida por Lisboa, Madeira (13,5%) e Norte (12,6%).

Mais de 80% do emprego criado no trimestre é precário
Segundo dados revelados pelo INE, no segundo trimestre deste ano o número de empregados aumentou. Contudo, mais de 80% dos empregos criados foram precários. Ainda assim, esta foi a primeira vez em três anos que a economia portuguesa foi capaz de aumentar o número de postos de trabalho, já que desde meados de 2008 que não se registava criação líquida de emprego em Portugal.

Custos do trabalho descem no segundo trimestre
O Índice de Custo do Trabalho (ICT), que não inclui os dados da administração pública, beneficiou de um decréscimo de 0,6% no segundo trimestre deste ano, em termos homólogos face a 2010 - anunciou o INE - sendo os dirigentes, diretores e gestores executivos os grupos profissionais que mais sentiram descidas no ICT. O INE salientou que o decréscimo do ICT foi "observado para a maioria das atividades económicas". No que toca às áreas ligadas à água, energia, construção, atividades de saúde humana e apoio social, bem como à educação, sentiram-se subidas em termos homólogos em relação a 2010.

Em setembro haverá alterações substanciais nos medicamentos
O ministro da Saúde anunciou que serão implementadas alterações "muito substanciais" na política do medicamento durante o mês de setembro e até ao final do ano. Paulo Macedo, no Algarve, apontou como exemplos a revisão da tabela de comparticipações e a diminuição do preço dos genéricos. De acordo com Paulo Macedo, a indústria farmacêutica também "tem que participar neste esforço de redução de despesa com a saúde", nomeadamente no que respeita à revisão das margens de lucro. O ministro quer ainda aumentar os níveis de adesão aos genéricos, através da disponibilização de um maior número de moléculas e da criação de legislação para que o espetro de doenças tratadas com genéricos possa ser alargado.

Criada rede social para doentes com cancro
"I Had Cancer" ("Eu tive cancro") é uma rede social criada para os doentes com cancro poderem partilhar as suas experiências, durante e depois da doença, permitindo aos frequentadores formar um círculo de amizades virtuais, contar a sua história, participar em discussões e deixar mensagens numa área designada "Querido cancro". Ali é possível procurar pessoas que tenham passado pela mesma situação, através de um sistema de pesquisa por localização, género, idade, tipo de cancro e tratamento. Os impulsionadores desta rede social estão a trabalhar para desenvolverem aplicações que promovam a realização de eventos e o trabalho de organizações não governamentais.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN