Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
BPI reafirma empenho em manter nível de emprego

No âmbito do pedido de reuniões com a banca, ao mais alto nível, efetuado pelo Secretariado da Febase, com o objetivo de contribuir para ultrapassar o impasse na revisão salarial de 2011, a federação reuniu-se no passado dia 7 de julho, com o Conselho de Administração do BPI. Na ocasião, Fernando Ulrich, presidente do CA, revelou disponibilidade para, em sede de negociação coletiva, rever algum clausulado, e reafirmou a intenção de manter os atuais níveis de emprego no banco, apesar do redimensionamento da rede de balcões.

No encontro, a Febase esteve representada pelo secretário geral, Carlos Marques, e por elementos das direções dos sindicatos dos bancários do centro, do norte e do sul e ilhas, respectivamente Aníbal Ribeiro, Mário Mourão e Rui Riso. A delegação do BPI foi liderada por Fernando Ulrich. Na reunião, para além do impasse na negociação coletiva no setor bancário, foram analisadas questões relacionadas com o atual momento vivido no setor financeiro, com particular ênfase no corte das notações da banca portuguesa pelas agências de rating e as suas consequências na empregabilidade no setor bancário.

A Febase congratulou-se com a garantia deixada por Fernando Ulrich de que o BPI respeitará os atuais níveis de emprego no banco, apesar de prosseguir a política de reestruturação da rede de balcões. O presidente do Conselho de Administração do BPI mostrou-se também favorável ao desbloqueio da negociação coletiva, adiantando disponibilidade para que, nesse âmbito, seja revisto algum clausulado do ACT do sector bancário. Fernando Ulrich comprometeu-se ainda a retomar as reuniões de acompanhamento do Fundo de Pensões do BPI, conforme está legalmente estabelecido.

Por sua vez, a delegação da Febase deu a conhecer a intenção de apresentar à mesa de negociações algumas propostas que podem contribuir para ultrapassar o atual impasse negocial, já que ajudarão a clarificar situações que têm suscitado diferentes interpretações. É o caso da contratualização de certas matérias, nomeadamente das pensões de sobrevivência, do reconhecimento das uniões de facto e da base de incidência das contribuições para os SAMS, em determinados assuntos específicos.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN