Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Aos trabalhadores do Montepio Geral

As comissões sindicais de empresa do Montepio Geral e do Finibanco, reunidas no passado dia 29 de agosto, analisaram a deliberação de 28 de julho do Conselho de Administração do Montepio Geral relacionada com a reorganização de serviços que concentram, nomeadamente os serviços centrais em Lisboa. Esta medida, a ser tomada, foi considerada lesiva dos interesses e dos direitos dos trabalhadores que na área do Sindicato dos Bancários do Norte exercem a sua atividade.

Nesse sentido, aquelas comissões reafirmaram a posição assumida pela Direção do SBN em carta dirigida ao Conselho de Administração do Montepio Geral: "Reiterando a posição já transmitida verbalmente na reunião realizada e sem prejuízo do que entendam por bem tansmitir aos delegados sindicais ao serviço da instituição, entendemos, desde já, observar o seguinte:

1. Foi expressamente garantido por V. Exas. aos nossos associados no Finibanco que "a transmissão (…) não implica a perda ou diminuição dos direitos dos trabalhadores, mantendo-se os contratos de trabalho com todo o seu conteúdo, designadamente no que se refere à antiguidade e retribuição, não se encontrando projetadas quaisquer medidas concretas a aplicar aos trabalhadores abrangidos" (sublinhado nosso).

2. Ora, as medidas anunciadas na carta que motiva esta nossa posição não se coadunam com a referida garantia e direitos salvaguardados.

3. A nova situação gerada no Montepio pela integração do Finibanco não pode justificar uma medida tão violenta para tão alargado número de associados nossos.

4. A concretização da medida nos termos anunciados afigura-se constituir um verdadeiro despedimento coletivo, que tem de merecer a nossa veemente oposição.

5. Exigimos que seja aberto um verdadeiro processo negocial com as estruturas representativas dos trabalhadores na empresa e também com este sindicato, a fim de que nenhum trabalhador seja coagido a suportar as consequências de tão inesperada decisão, sendo imperioso encontrar soluções que mereçam a aceitação de cada trabalhador, com salvaguarda dos seus direitos.
Reafirmando a nossa disponibilidade para ser encontrada uma solução negociada e consensual, nos subscrevemos com os melhores cumprimentos."

As comissões sindicais de empresa, em conjunto com o SBN, vão acompanhar este processo, transmitindo aos trabalhadores toda a informação decorrente do mesmo.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN