Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Associação Agostinho Roseta

"A nossa escola é a nossa alma, o espelho do futuro que preconizamos, o nosso contributo para um mundo melhor e mais justo".
Maria do Sameiro, diretora pedagógica

A Escola Profissional Agostinho Roseta pertence à associação com o mesmo nome, em homenagem ao seu patrono, António Agostinho Roseta, enquanto modelo de cidadão, de técnico e simultaneamente de sindicalista credibilizador do movimento sindical. Foi criada em três de novembro de 1999, tendo cinco delegações, de norte a sul do país: é constituída pela sede, em Lisboa, e as quatro delegações em Castelo Branco, Albufeira, Vila Real e Crato.

Os cursos existentes na Escola Profissional Agostinho Roseta são os seguintes: Técnico de Informática de Gestão, Técnico de Animação Sociocultural, Técnico Auxiliar de Saúde, Técnico de Higiene e Segurança do Trabalho e Ambiente, Técnico de Marketing, Técnico de Multimédia, Técnico de Restauração: Cozinha/Pastelaria, Técnico de Restauração: Restaurante/ Bar, Técnico de Turismo e Técnico de Gestão.

Estes cursos têm uma estrutura curricular organizada por módulos, o que permite maior flexibilidade e respeito pelo ritmo de aprendizagem de cada aluno. O plano de estudos inclui três componentes de formação: Sociocultural, Científica e Técnica.

A componente de formação Técnica inclui obrigatoriamente uma formação em contexto de trabalho. Estes cursos culminam com a apresentação de um projeto, designado por Prova de Aptidão Profissional (PAP), no qual o aluno demonstrará as competências e saberes que desenvolveu ao longo da formação.

Como o sucesso escolar e a realização plena do aluno implica o enriquecimento do currículo formal, as atividades de animação cultural revestem-se de uma enorme importância e são sempre promovidas numa perspetiva de educação para os valores e de construção da cidadania, dando cumprimento à múltipla função de instruir, socializar e personalizar.

Depois do processo criativo, de muitos ensaios e muita vontade de partilhar, os alunos finalistas do 12º Ano de Animação brindaram-nos com o Espetáculo de Final de Ano, no dia 31 de maio. Para além de alguns elementos da Direção da Associação Agostinho Roseta, estiveram presentes o Secretário Geral da UGT, Eng.º João Proença, o Sr. Firmino Marques, representante do Sindicato dos Bancários do Norte do Norte, representado pelo nosso amigo de longa data, o Sr. Firmino Marques, professores, pais e amigos.

O tema do espetáculo era “Tudo começa, tudo acaba”, como símbolo da passagem pela Escola Profissional Agostinho Roseta. De facto, no final do curso, os alunos mostraram como se podia fazer ritmos, sons e muito movimento através de variados e diferentes instrumentos, acabando em grande esta etapa das suas vidas.

Surpreenderam-nos muito positivamente pela originalidade, pelo empenho e sobretudo pela entrega em cada intervenção que apresentaram. Mostraram profissionalismo e encheram- nos de orgulho, alegria e boa disposição.

No final do Espectáculo os professores fizeram uma surpresa aos alunos, apresentando uma dança. O objetivo era mostrar que aquela turma merecia ser também surpreendida e levar na memória o carinho que a Escola tem e terá pelo 12º Ano de Animação do Ciclo de Formação de 2008/2011.


Telma Gama

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN