Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
"Põe-te andar, pela tua saúde…" - Caminhadas do SBN

11.ª e 12.ª: pelas margens do Douro

Pousada do Freixo Casa de Gramido (Valbom)…
Com uma manhã esplêndida para a prática desta actividade e com a presença de cerca de 80 pessoas, entre sócios, familiares e acompanhantes, foi promovido no passado dia 19 de Março a 11ª caminhada “Põe-te a andar, pela tua saúde…”, num percurso de ida e volta, entre a Pousada do Freixo e a Casa de Gramido, em Valbom, de cerca de 6 km, que se desenrolou ao longo do Rio Douro, e que proporcionou aos participante a observação de uma deslumbrante paisagem, talvez única no país.

… e, “vá a pé, regresse de eléctrico e visite o Museu do Carro Eléctrico”
Esta actividade prosseguiu no passado dia 30 de Abril, num percurso entre a Praça da Liberdade e o Passeio Alegre, na Foz do Douro, com visita guiada ao Museu do Carro Eléctrico, instalado na antiga Central Termoeléctrica de Massarelos, que foi construída com o objectivo de produzir energia para alimentar os veículos de tracção eléctrica que circulavam na cidade do Porto.
Trata-se de um projecto da autoria do engenheiro Couto dos Santos, constituído por duas grandes naves, destinadas, respectivamente, à casa dos geradores do vapor (caldeiras) e à casa das máquinas, tendo a construção deste edifício sido concluída em 1915.
Inaugurado em 1992, o Museu do Carro Eléctrico nasceu da dedicação e do voluntarismo de um pequeno grupo de entusiastas e apaixonados por este meio de transporte colectivo, impulsionados por um propósito comum: preservar e dinamizar uma colecção de carros eléctricos de grande valor histórico e patrimonial.
O regresso processou-se em eléctrico e autocarro. As caminhadas, ”pelas margens do Douro” foram orientadas pelo colaborador do SBN para este tipo de desporto, Francisco Barros.

 

13.ª percurso: as aldeias da Serra da Cabreira

Na continuação desta actividade, propõe-se agora uma alternativa ainda mais saudável: sair dos ares do mar para o ar puro da serra… A 13ª caminhada, a realizar no próximo dia 4 de Junho, é uma marcha de montanha na serra da Cabreira.
É uma caminhada fácil, acessível a todos, com apenas cerca de 7 quilómetros, com 320 metros de subida acumulada. Além dos campos, nessa altura espectacularmente verdejantes, serão visitadas as aldeias de Moscoso e Formigueiro e observar de perto o genuíno “Nariz do Mundo”, fenómeno geológico que ocorre ali bem perto e que inspirou já um local de repasto.
No percurso, conhecido por “Percurso das aldeias” serão apreciadas ainda moinhos, calçada, o constante som da água, um parcelamento singular da propriedade e paisagem, muita paisagem… No final, da actividade física passar-se-á depois para a “degustativa”, com almoço num restaurante de Moscoso.
Esta iniciativa é orientada pelo colaborador Francisco Barros, coadjuvado por um guia local. As inscrições deverão ser efectuadas até 27 de Maio na Secretaria do SBN (Loja de Atendimento), na Rua Conde de Vizela, 81, onde poderão ser obtidas mais informações, através dos telefones 223398800/809/817.

Moscoso
Outrora designada por Val de Moscas, Moscoso encontra-se num dos locais mais belos da Serra da Cabreira, o “Nariz do Mundo”, outrora conhecido por Picoto do Crasto. As condições propícias à pesca, à caça, à pecuária e à agricultura, o artesanato, o património edificado, a tasquinha, o percursos de BTT, os trilhos pedestres e a escalada constituem motivos de atracção a esta localidade.

Formigueiro
É uma pequena aldeia que apresenta algumas casas que denotam cuidado especial na construção, tais como a Casa da Martins, que, para além das portas e janelas em arco, tem no interior um curioso sistema de circulação de água com condutas e pias esculpidas na parede. Formigueiro preserva ainda costumes artesanais de outrora, como a tecelagem de mantas, colchas, toalhas e cobertores, feitos em lã, linho e farrapos, que no antanho se vendiam nas feiras da proximidade.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN