Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Vencer a crise

Neste final de ano, Portugal encontra-se numa posição especialmente frágil perante uma crise financeira, económica e social que tarda em ser ultrapassada. Esta crise tem de ser vencida o mais rápido possível. O reforço do crescimento económico e a redução do desemprego são desafios centrais nas respostas a implementar.

A Iniciativa para a Competitividade e o Emprego integra medidas importantes ao apresentar medidas de reforço ao investimento, de apoio ao emprego e de combate à economia informal, que devem ser implementadas com rapidez e devidamente monitorizadas e avaliadas, num quadro de diálogo social tripartido e da procura de consensos mobilizadores.
Sendo importantes, estas medidas devem necessariamente ser articuladas com outras políticas, como as políticas activas de emprego e políticas que promovam o crescimento real dos rendimentos dos portugueses, nomeadamente dos salários e pensões, potenciando a recuperação dos níveis de consumo e dinamizando também por esta via a nossa economia.

Para tal é fundamental a dinamização da negociação colectiva, instrumento básico para a adaptação à mudança e para a melhoria das condições de vida e de trabalho.

A UGT afirma que estará, como aliás sempre tem estado, disponível e empenhada na procura de soluções para os desafios que enfrentamos, de modo a que seja promovido o bem-estar de todos no plano profissional e pessoal e um crescimento mais forte e sustentável do país.

Por último continuará a bater-se por políticas e por medidas que, apesar das dificuldades existentes, possam fazer de 2011 um melhor ano para todos.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN