Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Esposende, um privilégio da natureza

Esposende é o único concelho do distrito de Braga com ligação ao oceano e ocupa uma tira da costa litoral portuguesa, no eixo Atlântico entre Vigo e o Porto. Situa-se nas proximidades das cidades de Viana do Castelo, Póvoa de Varzim, Barcelos e Braga.

A ocupação humana da área do actual concelho de Esposende é muito antiga, havendo testemunhos arqueológicos que remontam a uma pré-história de que apenas restam os artefactos de pedra ou de cerâmica. As indústrias dos metais estão também presentes na arqueologia da região. A ocupação romana tal como a dos bárbaros é conhecida por via arqueológica e documental.

A época das grandes navegações atlânticas foi significativa para Esposende, e os povos clamaram ao Rei, repetidas vezes, por privilégios que lhes tardavam em chegar. Por isso a data de 1572 tem tanto eco na memória colectiva de Esposende: D. Sebastião elevou a Vila o então “lugar”, criando o Município que hoje subsiste.

À tradicional indústria da extracção do sal, e à agricultura e pastorícias coevas, juntou- se, na era das navegações, a construção naval e o comércio marítimo. O ouro do Brasil também chegou a Esposende, e, mais tarde, daqui partiram alguns para regressarem depois como “brasileiros de torna viagem”. Não é de estranhar que a riqueza patrimonial tenha uma marca forte desses séculos, posteriores ao XVI.

Num concelho que concilia todas as vertentes da natureza, Esposende tem para oferecer extensos areais e dunas, pinhais e zonas florestais, montes e arribas fósseis, rios e mar, tudo enquadrado num equilíbrio dinâmico e que permitem afirmar: “Esposende, um privilégio da natureza”.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN