Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
OPA do Montepio sobre o Finibanco

Sindicatos acompanham situação dos trabalhadores?

As Direcções do SBN, SBC e SBSI seguem atentamente o desenrolar da OPA do Montepio Geral sobre o Finibanco, tendo por objectivo a defesa dos interesses dos trabalhadores de ambas as instituições.

Os Sindicatos esperam que o processo decorra no total respeito pelos direitos dos trabalhadores e congratulam-se desde já pelo anúncio de que todos os postos de trabalho serão mantidos, conforme o compromisso assumido ontem publicamente pelo presidente do
Montepio Geral.

Recorde-se que Tomás Correia afirmou ontem em conferência de Imprensa: "Vamos garantir todos os postos de trabalho. Não faz sentido, numa altura de crise, pôr-se em causa postos de trabalho. É disso que o país precisa e ninguém nos perdoaria se assim não fosse."

As Direcções continuarão atentas aos contornos da operação no que aos trabalhadores diz respeito e velará pelo cumprimento do ACT do sector bancário e pelas normas internas em vigor em cada instituição.

As Direcções do SBN, SBC e SBSI aconselham ainda os sócios a contactarem o respectivo Sindicato se surgir alguma questão sobre a qual tenham dúvidas.

...Febase solicita informação ao MG...

A Federação do Sector Financeiro (Febase) solicitou uma reunião ao Presidente do Montepio Geral para obter "informação objectiva" sobre o processo de aquisição do Finibanco.

Em carta enviada ao Presidente do Conselho de Administração do Montepio Geral, a Febase solicita a realização de uma reunião logo que possível, por considerar que deve estar na posse de informação objectiva para poder informar os trabalhadores.

Apresentamos na íntegra, a carta enviada a Tomás Correia:

"A comunicação social tem noticiado com insistência que o MG tenciona integrar, por aquisição, o Finibanco.

Embora as notícias publicadas dêem conta que não é intenção da Instituição a que V. Ex.ª preside proceder a qualquer correcção no universo dos quadros de pessoal, tendo afirmado publicamente que não há da parte do MG qualquer intenção de reduzir os postos de trabalho.

Por se tratar de uma situação que justifica uma informação objectiva aos Sindicatos para, assim, poderem informar devidamente os trabalhadores das pretensões do MG.

A Febase, representante dos Sindicatos dos Bancários do Sul e Ilhas, do Centro e do Norte, vem solicitar a V. Ex.ª a realização de uma reunião logo que possível."

... e Direcção do SBN reúne-se com Comissão Sindical

A Direcção do SBN reuniu-se com a Comissão Sindical do Finibanco no passado dia 6 de Agosto, para uma primeira avaliação sobre o processo de aquisição do Finibanco por parte do Montepio Geral, e que tem sido noticiado pelos órgãos de comunicação social.

Embora tendo sido publicamente difundido por responsáveis do Montepio Geral que não há intenção de reduzir os postos de trabalho das instituições em causa, é de todo o interesse que se realize uma reunião com a Administração do Montepio Geral para que seja produzida informação objectiva às Estruturas Representativas dos Trabalhadores.

A Direcção informou que a Febase já solicitou uma reunião com vista ao esclarecimento de algumas questões que considera importantes, manifestando toda a disponibilidade para com a Comissão Sindical acompanhar todo o processo.

Foi manifestado apelar a todos os trabalhadores para manterem a serenidade e a garantia de total apoio a todos que o solicitem.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN