Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Reunião do Diálogo Social no Banco Central Europeu

Decorreu nos dias 15 e 16 de Julho em Frankfurt nas instalações do BCE a 21ª reunião do Diálogo Social com representantes de 22 países da UE e também com representantes das organizações SCECBU, EPSU e UNI Europe-Finance. Com o estatuto de observador, estiveram presentes representantes da UNI - Graphical.

Depois de uma análise prévia da ordem de trabalhos por parte dos sindicatos a reunião teve na sessão de abertura a presença do Presidente do BCE - Jean-Claude Trichet.

Iniciou a sua intervenção por relatar aos participantes os factos mais marcantes da crise que teve início em Agosto de 2008 até à presente data, tendo um altíssimo pico de especulação em Maio deste ano; falou também sobre a intervenção do BCE no mercado de capitais assim como o reforço da supervisão nos bancos centrais nacionais.

A intervenção do BCE em tempo de crise foi explicada aos participantes em detalhe por Paul Mercier. A estabilidade financeira e a formação nos BCN foram temas abordados por Mauro Grande e Steven Keuning.

Depois de muitas questões colocadas pelos representantes sindicais a Gertrude Tumpel Gugerell - directora-geral do BCE, ficou acordado que na próxima conferência de recursos humanos a realizar em Setembro, contará com a presença das organizações sindicais.

Ton Roos depois de ter informado do ponto de situação do processo de fabrico e dos testes efectuados para a nova nota de Euro, começou por referir o atraso em relação ao inicialmente previsto, informando também o volume de notas a fabricar e respectivas cotas de fabrico para o ano de 2011.

Os sindicatos chamaram atenção para a segurança e as condições de trabalho prestado na fabricação de notas assim como os efeitos do manuseamento de produtos químicos nocivos à saúde dos trabalhadores. Foi condenada mais uma vez a prática de outsourcing no que concerne ao tratamento e distribuição de notas.

No encerramento, Jean-Claude Trichet considerou este diálogo social muito importante e devemos tentar sempre melhorar. Tomou notas relativamente às pretensões dos sindicatos. Terminou dizendo: "ainda não saímos da crise, embora tenhamos melhorado a situação. É necessário estar atento."

Esta reunião contou com a presença de Teresa Ferreira (SBSI) e Francisco Rego (SBN).

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN