Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Caminhada cultural: Percursos no Parque de Serralves e visita ao museu

Entretanto, na continuação da modalidade, e no âmbito das suas actividades destinada a todos os seus associados e familiares, o SBN promoveu, no passado dia 17 de Julho, na Fundação de Serralves, a sua 7ª Caminhada “Põe-te andar, pela tua saúde …”, intitulada Caminhada Cultural – Percursos no Parque de Serralves que funcionou, simultaneamente, com uma visita guiada por colaboradores da Fundação de Serralves, ao Museu e Jardins de Serralves e ao Jardim da Casa à Quinta do Mata-Sete.

O percurso no Parque de Serralves possibilitou o reconhecimento do valor paisagístico, ecológico e estético de um lugar com características singulares, vocacionado para experiências e aprendizagens múltiplas. Fundação de Serralves A origem do Parque de Serralves remonta a 1923 quando Carlos Alberto Cabral, 2º Conde de Vizela, herda a Quinta do Lordelo, propriedade de veraneio da família à Rua de Serralves (então nos arredores do Porto), Serralves é uma referência singular no património da paisagem em Portugal, sintetizando e simbolizando uma aprendizagem e um conhecimento das condições de transformação do território, no espaço e no tempo, num contexto cultural e a sua história divide-se em momentos específicos: os traços do jardim de finais do século XIX da Quinta do Lordelo e a Quinta do Mata-Sete.

O Parque de Serralves, aberto ao público em 1987, após trabalhos de preparação e de recuperação, foi objecto de um Projecto de Recuperação e Valorização, iniciado em 2001 e concluído em 2006. Em diferentes estações e períodos do ano o público é convidado a percorrer e a conhecer a paisagem do Parque de Serralves, do Jardim da Casa à Quinta do Mata-Sete, passando pelo espaço envolvente do Museu de Arte Contemporânea.

A luz, a sombra, a sucessão de vistas, a cor e a textura da vegetação, em diálogo coma arquitectura dos edifícios, são alguns dos aspectos que o lugar proporciona à fruição dos visitantes. Uma das qualidades do Parque de Serralves é a diversidade do seu património arbóreo e arbustivo composto por vegetação autóctone e exótica e que inclui cerca de 4000 exemplares de plantas lenhosas, representando sensivelmente 200 espécies e variedades.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN