Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Caminhada Solidária - Pelo Trilho da Boa Vista

Destinada aos associados e respectivos familiares, o SBN vai promover, no próximo dia 17 de Abril a 4ª Caminhada “Põe-te andar, pela tua saúde …”, com partida às 9 horas junto às capelas do Monte de Santa Justa, em Valongo, e termo previsto para as 12h30.

Esta caminhada realizar-se-á num percurso circular denominado “Pelas Serras de Valongo – Trilho da Boa Vista”, numa extensão de quatro quilómetros, por caminhos florestais, com um grau de dificuldade moderado e uma duração de cerca de três horas.

Além da vertente lúdica, que visa promover o desporto e a saúde, esta iniciativa tem, também, uma componente social, devendo as inscrições dos interessados (sócios e familiares) ser acompanhadas pela entrega, no SBN, de quatro géneros alimentícios não perecíveis, dos seis indicados (arroz, açúcar, massa, feijão, conservas (sardinha e atum) e leite), pretendendo-se, com esta iniciativa, auxiliar uma instituição carenciada do concelho de Valongo, a indicar pela vereadora da Acção Social da Câmara Municipal.

Além do nosso guia e colaborador Francisco Barros, esta caminhada será acompanhada por guias credenciados do município valonguense.

Serras de Valongo

A escassos 6 km a leste da cidade do Porto, reside um conjunto de serranias com um património vasto e de elevado valor que tem vindo a ser longamente estudado por especialistas de várias áreas desde meados do século 19.

As elevações incluem serras têm uma orientação NW-SE, e rondam os máximos de 376 m de altitude para a Serra de Santa Justa, 322m na Serra do Castiçal e 384m na Serra de Pias que aliado ao facto de estas elevações formarem um conjunto geomorfológico denominado
por muitos geólogos como o Anticlinal de Valongo tenham levado alguns autores a referirem-se a estas serras como as Serras de Valongo, muito embora se saiba que o conjunto todo abrange os concelhos de Valongo, Paredes (a leste) e Gondomar (a sul e a
oeste).

O rio Ferreira é um pequeno rio subafluente do rio Douro, que atravessa o vale formado pela zona axial do Anticlinal de Valongo, com um percurso bastante acidentado, procurando encaixar-se por entre as particularidades geológicas da região – as cristas quartzíticas,
xistos, inúmeras falhas que condicionaram movimentos orogénicos.

Criaram-se, assim, as condições que conferem à região um microclima permissivo à instalação de uma diversidade biológica excepcional, mas que tem vindo a diminuir ao longo das últimas décadas devido às extensas e bem conhecidas pressões humanas. Outrora
abundaram os carvalhos, sobreiros e azinheiras nas vertentes dos montes, para virem mais recentemente a dar lugar a eucaliptais e algumas manchas esporádicas de pinhais. No entanto, existem algumas raridades biológicas que, surpreendentemente, conseguem
ainda resistir: fetos como a Lycopodiella cernua e a Dicksonia antarctica, e plantas carnívoras como o Drosophyllum lusitanicum link e Drosera rotundifolia são alguns dos exemplos.

Notas:

1. Dada a característica desta iniciativa, é aconselhado aos participantes a utilização de calçado cómodo e já habituado ao pé (preferência botas de marcha), meias macias e sem costuras, mochila pequena com alimentos (sandes, fruta, água...), chapéu ou boné, impermeável, muda de roupa (conforme o tempo).

2. Esta actividade, divulgada de forma antecipada, poderá sofrer alterações ou ser adiada, por motivos alheios à nossa vontade. Do facto daremos informação a todos os inscritos,
via telefone ou e-mail.

3. A caminhada realizar-se-á com um mínimo de quinze e o máximo de cinquenta inscrições.
4. As inscrições deverão ser efectuadas até 9 de Abril na Loja de Atendimento, Rua Conde de Vizela, 81, 4050-151, Porto.

5. Para mais informações contactar a Secretaria do SBN, através dos telefones 223398800/809/817 ou do e-mail sag@sbn.pt.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN