Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
“Põe-te andar, pela tua saúde...” Na Rota dos Franceses – Trofa

“Caminhar e conhecer” é o lema de Jorge Ribeiro, do GPM, Grupo Portuense de Montanhismo, que guiou um grupo de quinze associados do SBN por trilhos e caminhos percorridos pelas tropas francesas há dois séculos.

Pouco depois das nove horas do dia 20, junto à Casa da Cultura da Trofa, Jorge Ribeiro começou por explicar um pouco do percurso seguido pelo Marechal Soult, comandante das tropas francesas.

Seriam já nove e meia quando o grupo coordenado também por Francisco Barros, colaborador da secção de desporto e lazer do SBN, se lançou estrada fora apesar da chuva que ia caindo de vez em quando.

Não foi suficiente para desanimar o grupo, embora tivesse havido desistências por esse motivo. No lugar da Barca, junto ao rio Ave, passou-se pelo monumento que evoca os resistentes caídos na tentativa de impedir a passagem dos franceses nesta zona do rio e um pouco mais ao lado no Vau o que como se sabe foi uma luta inglória.

A caminhada continuou pela estrada dos mosteiros, que ia de Santo Tirso a Vairão, Vila do Conde, até ao Souto de Bairros onde grande parte do exército francês acampou.

Ao passar em Cidai a chuva começou a cair com mais intensidade, contudo não impediu a visita ao local onde tinha sido montado o segundo acampamento das tropas, no outeiro de Lantemil.

Foi uma caminhada bem instrutiva e que valeu a pena. Pelo menos foi a ideia com que ficou a organização, pelos comentários dos caminhantes. Dá gosto, juntar o útil ao agradável.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN