Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Plenário da Comissão de Mulheres da UGT

Realizou-se no passado dia 4 de Fevereiro o Plenário de Mulheres dos Sindicatos da UGT, composto por representantes de todos os sindicatos filiados na central, independentemente do género.

Sendo este o primeiro plenário efectuado depois do desaparecimento da dirigente sindical do SBSI, defensora da participação feminina no sindicalismo Alice Martins, que foi coordenadora da Comissão de Mulheres, o plenário iniciou-se com uma homenagem em forma de “power-point” elaborado por Fátima Martins, dirigente do Sitese.

Ainda da parte da manhã, o plenário, com o objectivo de tornar mais eficaz a abordagem dos temas a desenvolver e de envolver os sindicatos de maneira mais profícua – já que aos seus e suas representantes foi atribuído um papel mais activo –, continuou com as sindicalistas presentes distribuídas por grupos de trabalho a que foram incumbidos estudos sobre temas importantes da actualidade, como sejam o assédio no local de trabalho, o acesso das mulheres á tomada de decisão e os comportamentos ecológicos, coordenados respectivamente por Clara Quental, Filomena e Helena Passaporte.

No período da tarde foi exibido um pequeno filme produzido pela OIT intitulado “2010 Ano Europeu Para a Exclusão Social”, seguindo-se uma abordagem para informação das actividades a realizar no âmbito do Dia Internacional da Mulher.

De salientar, como aliás é apanágio das mulheres desde que para tal tenham espaço e sem constrangimentos, a ampla e entusiasmada participação de todas as sindicalistas.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN