Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Breves

Reformados têm genéricos comparticipados a 100%
De acordo com o diploma publicado em Diário da República, a comparticipação a 100% dos medicamentos genéricos para pensionistas com rendimentos inferiores ao salário mínimo nacional entrou em vigor no passado dia 1 de Junho. Segundo fontes governamentais, a medida vai beneficiar de imediato cerca de um milhão de pessoas.

BBVA oferece baixa de 5 anos a funcionários com mais de 8 de banco
Segundo a agência financeira, citada pelo jornal “El Mundo”, a “crise está a obrigar muitas empresas a tomarem medidas pouco ortodoxas para conseguirem contornar a crise. O espanhol BBVA acaba de lançar um plano de baixas temporárias para os funcionários com mais de 8 anos de casa”. Ainda segundo a mesma fonte, a oferta só é válida para os funcionários do banco em Espanha e as baixas podem ir de três aos cinco anos, período durante o qual os funcionários podem ficar em casa, a ganhar 30% do salário”, com a garantia de que receberão, no mínimo, 12 mil euros anuais, a que acrescem ajudas de saúde no valor de 3.600 euros. Em alternativa, os funcionários podem optar por um horário reduzido de cinco horas diárias ou de quatro dias por semana, sofrendo o respectivo corte salarial.

Mais difícil a reforma por invalidez
O “aperto” dos critérios das juntas médicas para atribuição de reformas por invalidez está a fazer com que muitos funcionários públicos, apesar das penalizações e embora se considerem incapazes para continuar ao serviço, optem pela reforma antecipada.

Segurança Social: mais de 200 mil idosos com mais apoios
Devido aos efeitos da crise, há cada vez mais idosos a receber o apoio de emergência do Estado para combater a pobreza, tendo triplicado, a despesa com o Complemento Solidário para Idosos até Abril.

Gestores obrigados a devolver 317 milhões de euros à Segurança Social
Em 2008, a Segurança Social obrigou perto de 11 mil administradores e gestores ao pagamento das dívidas acumuladas pelas empresas que dirigiram. Em causa cerca de 317 milhões de euros de contribuições que não puderam ser recuperados directamente através do património das respectivas sociedades.

Desemprego: espelho da crise
Segundo a Comissão Europeia e a reflectir os efeitos da crise económica mundial, o desemprego em Espanha, que detém hoje a maior taxa de desemprego em toda a zona euro, deverá atingir os 18,3% em 2009 e subir até 21,1% em 2010.

CGD investe nos PALOP
O banco do estado (CGD) tem vindo a intensificar a sua aposta nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), no Brasil, Timor e Macau. Segundo fontes da instituição, esta aposta tem como principal objectivo o incentivo à internacionalização das empresas portuguesas e o alargamento da área de negócio aos países vizinhos desses territórios de língua portuguesa.

Novas entidades fortalecem supervisão bancária
A Comissão Europeia anunciou a criação de duas novas entidades para fortalecer a vigilância e a supervisão do sistema bancário europeu: o Conselho Europeu de Risco Sistémico – uma espécie de supervisor dos supervisores, que analisará os riscos do sistema financeiro europeu –, e o Sistema Europeu de Supervisores Financeiro – uma entidade que fixará os padrões mínimos para as inspecções das entidades bancárias, seguros e valores.

Regulador controla banca europeia
A Comissão Europeia apresentou alterações à supervisão financeira. As alterações à estrutura de supervisão do sistema financeiro europeu, que a Comissão Europeia se propõe implementar, significam maiores poderes para os organismos sectoriais – banca, seguros e fundos de pensões – que, em casos de violação de regras do Tratado, terão poderes para actuar directamente nas instituições financeiras dos Estados-membros.

“Outsourcing” para exportação
Segundo o presidente da recém-criada Associação Portugal Outsourcing, Frederico Moreira Rato, Portugal poderá estar a exportar mais de 1.000 milhões de euros em serviços de outsourcing daqui a sete anos em contraponto dos 100 milhões de euros actuais. Criada em Setembro de 2008, a Portugal Outsourcing visa “contribuir para o desenvolvimento” do sector português de outsourcing, que “apresente valor acrescentado e recurso a tecnologias de informação e comunicação”, diz Frederico Rato.

Médicos pagos pelo dobro do que define a lei
Apesar de o Ministério da Saúde ter criado uma portaria para limitar o pagamento pelos hospitais, até 35 euros/hora, aos clínicos que prestam serviços no SNS e, só excepcionalmente e em caso de interesse público se ultrapasse esse valor, há muitas unidades de saúde a fazê-lo, invocando a escassez de profissionais, transformando a excepção em regra.

UE: a maior economia do mundo contrai-se em 5,7%
A economia norte-americana contraiu-se a um ritmo anual de 5,7% no primeiro trimestre do ano, e está prestes a registar os piores seis meses das últimas cinco décadas. O Fundo Monetário Internacional (FMI) prevê que a economia norteamericana sofra uma contracção de 1,3% em 2009, o pior desempenho desde a Segunda Guerra Mundial.

Situação económica difícil
Segundo o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, a situação económica ainda é “muito difícil” e o cenário é “imprevisível” e que, face à incerteza quanto às perspectivas económicas, “não há lugar para complacências”.

General Motors anuncia falência
O presidente da General Motors, Fritz Henderson, anunciou, numa conferência de imprensa em Nova Iorque, a falência da empresa e apresentou o plano de reorganização da companhia. Os trabalhadores concordaram com a revisão dos acordos laborais e dos planos de pensões e de saúde, de forma a eliminar mais de dez mil milhões de dólares do orçamento.

Desapareceram quadros do BPN
A actual administração do Banco Português de Negócios (BPN), liderada por Francisco Bandeira, realizou um levantamento das obras de arte registadas pelo banco e descobriu que faltavam diversos quadros num valor global de 2,5 milhões de euros. Entre essas obras encontram-se quatro quadros de Vieira da Silva cuja localização é uma incógnita, suspeitando-se que estejam na posse de ex-responsáveis do banco.

Crescimento na Zona Euro em meados de 2010
O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, confia que o regresso da economia da Zona Euro a taxas de crescimento positivas poderá verificar-se a partir de meados do próximo ano. Jean-Claude Trichet falava na tradicional conferência de imprensa dada após a decisão do BCE em manter inalterada a taxa de juro directora no mínimo histórico de 1%.

Multas a gestores e dirigentes ultrapassam 180 mil euros
Segundo o Relatório de Actividades do Tribunal de Contas, aquela instituição recebeu, em 2008, 63 denúncias, a maioria das quais visando a Administração Central, o que originou mais de 180 mil euros de multas e reposições financeiras aplicadas a gestores e dirigentes, sanções que resultaram de actos que manifestamente lesaram o erário público.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN