Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Balanço da contratação: salários reais crescem

A contratação colectiva negociada e publicada até Maio segue a mesma linha já conhecida em avaliações feitas anteriormente: o número de convenções é idêntico ao período homólogo do ano anterior e o número de trabalhadores abrangidos mantém-se ao mesmo nível.

No que respeita à variação salarial, especialmente aos salários reais, acentua-se cada vez mais o seu crescimento, à medida que a inflação vai descendo. Ainda que a negociação não reflicta de imediato a crise económica e financeira, podem ser detectados alguns sinais indicadores de que algo tende a mudar: há outros factores que podem influenciar os resultados, como a possibilidade de publicação imediata. Mas o resultado deste período apresenta já uma sintomatologia de declínio do número de trabalhadores abrangidos.

Contudo, há que aguardar a evolução em sectores com grande volume de emprego, onde há indícios de poder haver resultados que não se verificam há vários anos, até porque estão a ser activadas convenções que se mantinham em situação de bloqueio. Há alguns meses atrás colocava-se a questão de saber até que ponto seria possível manter o nível de fecho dos processos em curso, com a inflação a baixar sistematicamente todos os meses. Mas a variação salarial nominal está praticamente ao mesmo nível de 2007, o que demonstra, em termos médios, a eficácia sindical no fecho dos processos negociais: enquanto se acentua a queda da inflação, recupera-se poder de compra.

Resumindo: dos cinco meses iniciais deste ano pode ser afirmado que a negociação colectiva tem atravessado positivamente a crise, apesar dos sinais negativos apontados para o futuro e este período está entre os melhores períodos homólogos deste século, tanto a nível da negociação colectiva publicada como em número de trabalhadores abrangidos. E assim, apesar das incertezas que se colocam às previsões, tudo indica que vai ser o melhor ano, em termos médios, no aumento do poder de compra.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN