Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Centenas de milhar manifestam-se na Europa

Centenas de milhar de trabalhadores desfilaram nas ruas de Berlim, Birmingham, Bruxelas, Bucareste, Luxemburgo, Madrid e Praga, aquando dos três dias de luta organizados pela Confederação Europeia de Sindicatos de 14 a 16 de Maio, com o objectivo de que o emprego e os cidadãos estejam realmente no cerne das prioridades políticas. Uma delegação da UGT portuguesa engrossou a manifestação de Madrid.
Num contexto de crise em que o desemprego explode, os sindicatos europeus desfilaram para salvaguardar o emprego e enfatizar que devem ser tomadas todas as medidas para manter os postos de trabalho. A CES reivindica políticas sociais e de emprego que coloquem o acento tónico na segurança e não na flexibilidade. Só nesta condição a Europa social ganhará toda a sua dimensão.
As manifestações recusaram os excessos do capitalismo financeiro que conduzem sempre a mais injustiça social e a mais desigualdades. Assim, os sindicatos europeus reclamam um novo contrato social em que as prioridades sejam a justiça social, a solidariedade e empregos mais numerosos e de melhor qualidade. A protecção social deve igualmente ser reforçada, para evitar a exclusão social.
     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN