Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Europa deve ir mais longe e mais rápido

Dirigindo-se ao conjunto do colégio da Comissão Europeia, o secretário- geral da Confederação Europeia de Sindicatos (CES), John Monks, incitou vivamente a Comissão a ir mais longe e mais rapidamente do que tem feito até hoje na luta contra a crise económica. Monks reclamou um segundo plano de relançamento de 2% do produto interno bruto, incluindo projectos duradouros, de maior amplitude, financiado por obrigações europeias de crescimento.
Além do mais, apelou ao estímulo da procura e do poder de compra no quadro de um novo contrato social para os trabalhadores.
Reclamou igualmente a implementação de novas regras referentes à mobilidade da mão-de-obra, solicitando em particular um novo protocolo de progresso social e uma directiva reforçada sobre os trabalhadores deslocados, a fim de proteger as negociações colectivas. Enfim, reclamou uma resposta firme da UE à reforma do sistema financeiro que causou o naufrágio da economia mundial.
Dirigindo-se à comunicação social depois do encontro, Monks declarou: “A Europa jamais esteve submetida a tal prova. Deve mostrar- se à altura da situação, demonstrando que está do lado dos trabalhadores. É imperativo um novo contrato social.”
     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN