Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Delegação de S. João da Madeira - Bancário reformado ensina prática de vela de cruzeiro

A Comissão Sindical de Delegação de S. João da Madeira fez um protocolo com um colega reformado de Oliveira de Azeméis – José Luís Patrício –, com habilitações para dar aulas de iniciação à prática de vela de cruzeiro para adultos, destinadas a associados do SBN e familiares.

Os objectivos são os de proporcionar um primeiro contacto com a modalidade, dar a conhecer e a “saborear” a beleza da ria de Aveiro, governar autonomamente um veleiro em condições de tempo moderado e conhecer os principais termos técnicos ligados à arte da marinharia.

As aulas – em dias e horas a combinar – constam de oito sessões teóricas e práticas, a bordo de uma embarcação à vela de 7,5 metros, com um máximo de quatro pessoas por sessão e nelas os participantes aprendem também a arrumar cabos, dobrar velas, fazer o nó simples e o nó de 8, dar as voltas de cunho e redonda, regras de prioridade, atracar e desatracar à vela e com motor auxiliar, fundear, viragens de bordo, rizar velas e conceitos e manobras de segurança.

O monitor é patrão de vela e de motor, juiz de regata e desde há quinze anos praticante de vela de cruzeiro. Praticou wind-surf durante dez anos e participou em várias regatas de cruzeiro na costa portuguesa e espanhola e na Regata de Arcachon (França). Os interessados podem contactar a Comissão Sindical (256201550/2) ou directamente José Luís Patrício (917419644).

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN