Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Vacinação contra cancro do colo do útero

Este tipo de cancro desenvolve-se no colo do útero, que o liga à vagina. É causado por alguns serotipos do vírus HPV, que é um vírus de transmissão sexual. Este vírus, depois de infectar as células do colo do útero, pode causar lesões pré-cancerosas que poderão evoluir para cancro do colo do útero. A vacina previne eficazmente contra a infecção por HPV dos tipos 16 e 18, que causam 70% dos casos de cancro do colo do útero. Uma outra também protege contra os tipos de HPV 6 e 11, que. Não estando associados a cancro do colo do útero, estão implicados no aparecimento de 90% das verrugas genitais.

O objectivo da vacinação é a prevenção da infecção por HPV, pelo que o ideal é a sua administração antes do início da actividade sexual. No entanto, a vacina não previne completamente o aparecimento de cancro do útero, uma vez que não protege contra todos os serotipos de HPV implicados no seu aparecimento. Por este motivo, mesmo que já tenha sido vacinada, é importante continuar a fazer o rastreio regular do colo do útero, através da citologia cervico-vaginal (“Papanicolau”). Este detecta células anormais no revestimento do colo do útero, antes que tenham oportunidade de se converter em células pré-cancerosas ou em cancro do colo do útero.

Embora os homens não possam contrair cancro provocado pelo HPV, podem transmiti-lo à sua parceira. No entanto, não é recomendada a vacinação de rapazes ou homens em Portugal. A vacinação parece ser segura, não sendo recomendada a sua administração a mulher grávidas. Em Portugal, a vacinação contra o HPV foi incluída no Plano Nacional de Vacinação, sendo administrada às meninas entre os 11 e os 13 anos. A vacina actual é administrada em 3 doses num período de 6 meses. As meninas que nasceram a partir de 1992 vão ainda ser vacinadas dentro do Programa Nacional de Vacinação. Tendo nascido antes de 1992, quem quiser fazer a vacina terá que suportar os seus custos.


Ana Torrão, ginecologista e obstetra

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN