Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
... De saúde

Saúde:
“Estado de completo bem-estar físico, moral e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”
(O.M.S.)

A medicina preventiva é muito mais importante do que a medicina curativa e, além do mais, muito mais económica. Mas muito mais importante do que o seu custo, em termos financeiros, são os seus custos em termos pessoais, psicológicos, familiares, sociais e profissionais. Não há ninguém que possa duvidar de que é muito mais fácil prevenir a doença do que tratá-la. E é assim que felizmente, cada vez mais, se usam métodos auxiliares de diagnóstico para rastreio de numerosas patologias. Mas sem sombra de dúvida de que a vacinação é talvez o mais poderoso meio de que a medicina preventiva se serve.

Todos sabemos, porque lemos parte da história universal, das grandes epidemias que grassaram pela Humanidade através dos tempos e que mataram milhares de pessoas. Uma grande parte dessas patologias era de etiologia infecciosa. Hoje, felizmente, um grande número dessas situações está erradicado do mundo, muito por causa não só da melhoria das condições higieno-sanitárias mas também, e sobretudo, graças à vacinação.

Pela vacinação, que pode ser por agentes mortos ou vivos atenuados, vai-se proporcionar ao organismo que “fabrique” meios de defesa (os chamados anticorpos) contra essas doenças. Por esta razão e na maior parte dos países, tal como em Portugal, existe um Plano Nacional de Vacinação “obrigatório” e que protege, desde o nascimento, contra um grande número de doenças infecciosas.

Mas outros agentes há que, para além das citadas doenças, podem causar outras mais graves, do foro oncológico, e que podem ser prevenidas com a vacinação. Está neste caso a vacinação contra o vírus do HPV que, como irão ler a seguir, dá uma protecção deveras significativa contra o cancro do colo do útero. Desde já quero agradecer a Ana Torrão, especialista de ginecologia e obstetrícia dos nossos serviços, o artigo sobre o tema.


Luis Aguiar
Director Clínico do SAMS

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN