Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Óscar Fangueiro: escritor, bancário, reformado…

Uma das principais missões da Nortada é fomentar a difusão da informação entre os bancários – no activo e na reforma – e respectivos agregados familiares, do mesmo passo que divulga algumas das principais iniciativas ou pontos de interesse a que estão ligados. Óscar Fangueiro é um dos exemplos que nos apraz registar.

Este mês tomámos conhecimento da vida e da obra do autor, que merecem ficar registadas nestas páginas. Nascido em Massarelos (Porto) em 1945, fez o serviço militar em Moçambique de 68 a 70, ali tendo estudado alguns dialectos locais e feito um Diário de Guerra. Foi bancário de 1971 a 98 e teve experiência museológica e ornitológica de 94 a 98. De 1976 a 2007 fez estudos e investigação em História – de localidades do litoral Norte, da banca, do dinheiro, do papel-moeda e da medalhística –, da Genealogia, da Antroponímia do litoral Norte, da Etnografia, da Pesca, da Arqueologia Naval e da Galiza, áreas em que tem feito intercâmbio cultural com congéneres em Portugal e na Galiza. Óscar Fangueiro publicou dezanove trabalhos, bem como artigos em jornais da Galiza ao Douro.

Foi membro do Instituto Português de Heráldica, da Sociedade Portuguesa de Antropologia e do Grupo de Arqueologia Naval do Noroeste, tendo participado em colóquios, seminários e congressos nacionais e internacionais.

 

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN