Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Põe-te a andar pela tua saúde: 54ª - “P’la Rota das Salinas”

No passado dia 17 de fevereiro, foi organizada mais uma caminhada “Põe-te a andar, pela tua saúde…”, percorrendo a vila de Lavos, no concelho da Figueira da Foz, até ao estuário do Rio Mondego, em busca do “ouro branco”.
A Rota das Salinas, trilho com seis quilómetros e de dificuldade mé- dia, permitiu contemplar com maior abrangência cenários únicos e deslumbrantes, onde a paisagem natural e a humanizada se aliam em perfeita harmonia, criando mosaicos tingidos de várias tonalidades.
A tipologia das salinas e a tecnologia de produção assumem determinadas especificidades que não se verificam noutras regiões salineiras de Portugal e da Europa.

O trajeto levou os caminheiros a atravessar pequenas unidades com grande quantidade de compartimentos, ligados por uma intrincada rede de canais onde também tiveram o privilégio de poder observar aves migratórias como a garça real, o corvo marinho, pernilongos, alfaiates, o maçarico das rochas e até flamingos.
Por outro lado, foi também possível apreciar um outro aspeto muito caraterístico do salgado da Figueira da Foz: os típicos armazéns do sal, construções em madeira assentes numa plataforma, com capacidade para entre 150 a 200 toneladas, que servem igualmente de abrigo aos obstinados salineiros (marnoteiros ou marnotos). A jornada mostrou, em especial, o quanto a marinha de sal representa, quer económica, quer culturalmente, para as populações e para o país.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN