Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe
 
Técnicas de relaxamento (Sofrologia)

Ministrado por Joaquim Hernâni Dias – master em Sofrologia pela “École de Somatothérapies et Sophrologie Appliquées de Tours”, em França, com experiência em Sofrologia nas áreas da saúde, desportiva e pedagógica e jovens portadores de necessidades especiais –, o GRAM vai promover, destinada aos sócios do SBN e familiares, um curso de Iniciação às Técnicas de Relaxamento (Sofrologia), composto por dois módulos complementares, que ajudam a melhorar o dia-a- -dia, desenvolvendo a concentração, a motivação e a aprendizagem para pensar mais positivo. Adquirir o prazer da mudança potencia os níveis das capacidades e das aptidões, e desfrutar da alegria de viver e de expandir essa atitude à sua volta cria um espaço positivo que lhe dará proteção quotidiana.
Este curso terá lugar na Rua Cândido dos Reis, 100, 3.º, nos próximos dias 23 de setembro – o módulo 1 – e 21 de outubro – o módulo 2. As inscrições deverão ser efetuadas na Loja de Atendimento do SBN até 15 de setembro.

O que é a Sofrologia - A ciência do positivo
É uma ciência muito apoiada nas neurociências, situada entre o racionalismo e a metafísica, que estuda e modifica, se necessário, a consciência no contexto dos meios físicos, químicos e psicológicos que lhe são inerentes, entre outros os profiláticos (parto, terceira idade…) e os pedagógicos (aplicada a todas as profissões e atividades desde o mundo do trabalho à escola, passando pelo desporto, pela arte, pela estética...). Etimologicamente, Sofrologia significa estudo da consciência humana. Ao longo dos anos desenvolveu uma conceção própria de ciência – investiga, trata, tem linguagem e meio próprios – isto é, tem uma hermenêutica, é epistemológica, tem uma semântica e uma metodologia próprias.
É uma síntese das técnicas de relaxamento orientais (Ioga, Budismo, Zen…), da psicanálise e de técnicas de hipnose e do relaxamento de Schultze, muito utilizado desde os anos 1930

Como se desenvolve a sua prática?
Em grupo, ou individualmente, são desenvolvidas técnicas ajustadas a cada objectivo. Na oficina aprender-se-ão as técnicas de base e de analgesia e anestesia, essenciais para ajudar cada participante a criar mecanismos de defesa perante a pressão a que diariamente é sujeito, e a gerir as emoções e eliminar a ansiedade que tantos malefícios aporta à saúde individual de cada ser humano.


     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN