Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Março a Agosto 2020
 
Pandemia?… Coronavírus?… E o resto?

A humanidade confronta-se com hoje com um surto pandémico ocasionado por um novo vírus, para o qual se desconhece ainda qualquer vacina ou meio de tratamento

É uma realidade para a qual a sociedade não estava preparada, e que tem trazido ao comum dos mortais, grandes sacrifícios especialmente de carater social e familiar, – não é fácil o confinamento social a que todos nos obrigamos (ou devíamos obrigar) – mas também de carater económico, ainda impossível de quantificar.

Mas se o coronavírus nos deve manter em alerta de saúde, o mesmo não pode, nem deve fazer-nos esquecer de outras doenças ou estados de saúde que, apesar da pandemia continuam a subsistir na sociedade portuguesa como o principal motivo de morte no país e no mundo. E hipertensão arterial, uma patologia cuja prevalência tem aumentado nos Pandemia? Coronavírus? E o resto? últimos anos e que pode originar consequências de gravidade importante, nomeadamente acidentes cardiovasculares, cardíacos e cerebrais. O sedentarismo a que o confinamento nos obriga, o stress do dia-a-dia que o mesmo origina bem como o aumento de tabagismo e a alimentação, são determinantes no aparecimento da hipertensão arterial.

Tudo isto, deve levar as pessoas a – independente do receio (medo) que a pandemia origina e do perigo real de mesma –, ter em consideração quaisquer sintomas destas situações e recorrer a especialistas que possam diagnosticá-las e trata-las.

É por termos em consideração os perigos, muitas vezes ignorados, e nesta fase muito receados, que nos permitimos, como alerta para todos, transcrever um artigo da autoria do Dr. Duarte Aguiar, há muito publicado noutra edição.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN