Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Março a Agosto 2020
 
Desbloqueamento da revisão do ACT

O processo de revisão para 2020 do ACT do Grupo BCP foi iniciado por estes três sindicatos em novembro de 2019, com a apresentação de uma proposta global e fundamentada, a qual respeitava quer à revisão salarial, quer ao restante clausulado do Acordo Coletivo de Trabalho do Grupo BCP.

Até 27/02/2020 foram realizadas seis reuniões de negociação direta, que foram suspensas em virtude da pandemia da Covid-19 em Portuga

Após o fim do estado de emergência, estes sindicatos tomaram a iniciativa de contactar o BCP para a retoma o processo negocial, o que ocorreu no passado no passado dia 3 de julho, realizando-se a sétima reunião de negociação direta.

Não obstante o BCP ainda se encontre por entregar atas a seu cargo e completar/esclarecer a sua proposta quanto à revisão do clausulado sem expressão pecuniária, nesta reunião verificou-se uma evolução negocial. Efetivamente, o BCP respondeu à proposta de revisão salarial dos Sindicatos e apresentou (que entendemos para início de conversações…) a sua contraproposta de aumento salarial de 0,3% para a tabela salarial, pensões de reforma e de sobrevivência, bem como quanto às restantes cláusulas de expressão pecuniária do ACT para 2020, a qual será objeto de uma cuidada análise.

De salientar que a contraproposta do BCP ainda se encontra distante da proposta apresentada e defendida por estes sindicatos, mas preconiza um possível aumento salarial nunca inferior ao valor da inflação de 2019.

Estes Sindicatos propuseram a realização de novas reuniões, durante o corrente mês de julho de forma a acelerar o processo negocial, princípio de que o BCP aceitou.

O SBN, o SNQTB, e o SIB não esquecem, em momento algum, que os bancários estiveram, desde a primeira hora e ininterruptamente, na primeira linha, mantendo o pleno funcionamento dos Bancos em todo o país, pelo que merecem inquestionavelmente que o seu profissionalismo e entrega seja devidamente considerado na revisão salarial para este ano.

Continuaremos a manter informados os nossos associados quanto ao desenvolvimento da revisão do ACT do Grupo BCP.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN