Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Janeiro e Fevereiro 2020
 
“Redescoberta” da Índia e da Goa da escola primária

Em setembro de 2019, um grupo de “jovens bancários” e familiares partiu do aeroporto Francisco Sá Carneiro com o intuito de “redescobrirem” a Nova Índia e de “regressar” a uma Goa da escola primária. Chegados a Nova Deli, a primeira impressão foi a de um trânsito muito complexo e barulhento, mas sempre em movimento, tendo como fundo belos e diversos monumentos que ilustram vários períodos da existência da “Velha Índia”, com destaque para o memorial Raj Ghat, onde se encontram as cinzas do mentor da independência daquele país – Mahatma Gandhi.

Seguiu-se a descoberta de Jaipur – a cidade cor de rosa e uma maravilha do urbanismo do século XVIII – construída segundo o antigo tratado hinduísta de arquitetura “os cânones do Shilpa Shastra”, com diversos fortes e o Palácio dos Ventos, local onde o marajá escondia as concubinas. Naquela zona houve oportunidade de andar nos “táxis” especiais – os elefantes.

Depois foi a chegada a Agra, capital do império mongol entre 1556 e 1658, para uma visita à maravilha de mármore branco, resultado do trabalho de muitos artesãos de vários pontos do globo – o Taj Mahal, símbolo do amor à mulher, na pessoa de Mumtaj Mahal, esposa do imperador Shah Jehan.

Na imensidão de uma Índia que procura a modernização, mas onde a religião ainda impede maior avanço, chegou-se à “Velha Goa”, onde foram visitados alguns dos lugares que a marcaram no século XVI como “Roma do Oriente”, mas agora muito abandonados e à espera de que a natureza os possua.

No regresso, ainda surgiu oportunidade de sobrevoar Bombaim e de ver que está em grande expansão.


     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN