Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Janeiro e Fevereiro 2020
 
Percursos culturais - 23ª, 24ª, 25ª, 26ª e 27ª edições

A 23ª edição dos “Percursos Culturais”, sob o lema “O Porto de Camilo”, anunciada na edição anterior para o dia 28 de dezembro, foi, por motivos imponderáveis, adiada para o dia 18 de janeiro, pelas 15 horas, com o mesmo percurso enunciado – da Praça da Liberdade à Cadeia da Relação e Museu Judicial, com a duração prevista de duas horas e meia, e será orientada pelo historiador Joel Cleto. Da forma como decorreu daremos notícia na próxima edição.

Também por motivos alheios à organização, foi adiada para o dia 18 de julho a 24ª edição, intitulada “A Igreja de Cedo… Feita”, que se realizará, como anunciado, num percurso da Praça Carlos Alberto à Igreja Românica de S. Martinho.

Entretanto, a 25ª edição, que tinha como objetivo fazer luz sobre os meandros desconhecidos de “O Porto e o Natal”, decorreu no dia 28 de dezembro, com a presença de quarenta pessoas.

Mas a vontade de conhecer os segredos e lendas que pululam por Porto e arredores continua no seio dos associados do SBN.

Nesta perspetiva, nos dias 15 de fevereiro e 1 de março, às 10 horas, terão lugar novas edições – 26ª e 27ª –, desta vez intituladas “Histórias e Lendas do Mosteiro de Leça do Balio” e “O Porto dos Azulejos”.

O percurso da 26ª edição, com duração de aproximadamente duas horas e meia, pelo Mosteiro de Leça do Bailio – “o mosteiro do Santo Homem Bem Cheiroso ao primeiro casamento real de amor” –, tem início na entrada principal, onde pelas 9h45 será feita a concentração. A 27ª edição, que tem como objetivo dar a conhecer “O Porto do Fabuloso Criador de Azulejos Jorge Colaço”, desenrola-se por um percurso que se prevê tenha a mesma duração, com início às 9h45, na Estação de S. Bento, seguindo até à Capela de Fradelos, na Rua Sá da Bandeira, onde terminará pelas 12h30.

Estas iniciativas, orientadas, como todas as anteriores edições, pelo historiador Joel Cleto, só se realizam com um mínimo de 35 e um máximo de 65 inscrições, que deverão ser efetuadas até 7 de fevereiro e 24 de fevereiro, respetivamente.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN