Pesquisa

ok
Home»Nortada»Nortada Detalhe Novembro e Dezembro 2019
 
Presépio vivo, de Priscos

Aquele que é considerado o maior presépio ao vivo da Europa, composto por cerca de seiscentos a oitocentos participantes e por mais de noventa cenários, que se dispõem ao longo de aproximadamente 35 mil metros quadrados, está aberto ao público de 15 de dezembro a 21 de janeiro.

Com referências às culturas egípcia, judaica, romana, assíria, grega e babilónica, trata-se de “uma viagem ao tempo de Jesus, para compreender, mais do que olhar, numa viagem que se faz mais a andar por dentro do que a caminhar por fora”, (nas palavras do pároco da freguesia, padre João Torres, segundo o qual “as construções são elaboradas pelos paroquianos de Priscos e por um grupo de reclusos do Estabelecimento Prisional de Braga”. “Cada uma das edições significa o desejo profundo de reduzir ou eliminar as distâncias que representam uma real ameaça para o isolamento e solidão de cada membro da comunidade paroquial, tendo como principal objetivo criar uma corrente de relações que leve à comunhão entre todos”.

Toda a comunidade é envolvida na vivência do presépio, havendo a preocupação de “não deixar ninguém de fora”, de forma a “criar condições para que cada membro da comunidade paroquial encontre a sua identidade e o seu papel para se tornar construtor de uma sociedade mais digna e justa”.

Ciente da beleza e do significado daquele presépio e do interesse manifestado por muitos associados, vai ser promovida, no dia 21 de dezembro, uma visita a Priscos, para que os participantes possam maravilhar- se com a espetacularidade daquela obra viva.

A partida do autocarro, junto à Câmara Municipal do Porto, está prevista para as 14 horas, sendo a tarde livre para visita ao presépio até às 17h30, quando se iniciará a viagem de regresso.

A iniciativa realiza-se com um mínimo de 35 e um máximo de 55 pessoas e as inscrições deverão ser efetuadas até 6 de dezembro.

     
   Imprimir        Voltar        Topo
Copyright © 2007 SBN